Livro conta a trajetória do pai da geriatria 

Yukio Moriguchi foi um dos fundadores da Sociedade Japonesa de Geriatria e criador da primeira disciplina da área na América Latina, na PUCRS

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reproduç
ão

O médico geriatra japonês Yukio Moriguchi, 95 anos, vive há mais de 50 em Porto Alegre e é um exemplo de longevidade. Acorda às 5h para estudar, faz caminhadas diárias, exercita-se na academia, tem uma alimentação baseada em frutas, verduras, legumes e peixes, desfruta de um casamento de mais de seis décadas e cultiva uma fé inabalável. Colhe os resultados de um modo de vida que seguiu, ensinou aos seus alunos e orientou pacientes de forma pioneira no Brasil e na América Latina. Tudo isso quando falar em dieta saudável, atividade física, repouso/lazer e espiritualidade para uma existência longa e com qualidade ainda era novidade e visto até com desconfiança.

A surpreendente história de superação deste precursor é contada no livro Yukio Moriguchi: segredos de longevidade e fé do pai da Geriatria na América Latina, escrito pelas jornalistas Ana Paula Acauan e Magda Achutti. A obra conta a trajetória do médico que foi um dos fundadores da Sociedade Japonesa de Geriatria e, do lado de cá do mundo, criou a primeira disciplina na área da América Latina – na PUCRS – para instruir especialistas a trabalharem pelo envelhecimento bem-sucedido. Quando chegou, o brasileiro vivia em média 52,5 anos. Em 2019, pré-pandemia, o número saltou para 76,6.

As autoras Magda Achutti (E) e Ana Paula Acauan fizeram entrevistas com o médico japonês ao longo de 2019. Fotos: divulgação

Por três décadas e meia, nas férias, de forma voluntária, Moriguchi percorria 6 mil quilômetros para prestar assistência aos japoneses e seus descendentes estabelecidos em colônias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com apoio da Enkyo – Associação de Assistência Nipo-Brasileira do Sul. No início do trabalho, os nipônicos viviam 17 anos a menos que seus conterrâneos no oriente. Ao longo do tempo, com a prevenção e o cuidado com a saúde, o número baixou para cinco anos.

Yukio Moriguchi com a esposa Lia: um casamento de mais de seis décadas

Além de narrar os desafios de Moriguchi, que precisou revalidar o diploma na UFRGS mesmo com Doutorado em Medicina Interna e enfrentou resistência às suas ideias na Porto Alegre dos anos 1970 e 1980, o livro mostra com detalhes todos os seus segredos de longevidade.

A obra é uma iniciativa e edição independente das autoras, que acompanharam a carreira de Moriguchi na PUCRS, onde atuaram por duas décadas na Assessoria de Comunicação Social. A obra foi lançada no final de novembro no Instituto Moriguchi – Centro de Estudos do Envelhecimento, em Veranópolis, na Serra gaúcha. Há 27 anos, por inspiração do pai, Yukio Moriguchi, o também geriatra Emilio Moriguchi começou a fazer pesquisas e tentar descobrir por que Veranópolis, distante 160 quilômetros da capital, ganhou o título de Terra da Longevidade, com idosos vivendo mais e melhor.

Sobre as autoras
Ana Paula Acauan é jornalista, mestre em Comunicação Social e estuda Letras. Trabalhou no Correio do Povo e na PUCRS, entre outras experiências com produção e gestão de conteúdo. Lançou, com Magda Achutti, em 2018, O encantador de pessoas: lições de jornalismo do mestre Marques Leonam.

Magda Achutti é jornalista, atuou como editora e gestora de conteúdo na PUCRS, repórter em Zero Hora e em outros veículos de imprensa e assessorias. É coautora dos volumes 1 e 2 de Rio Grande do Sul: Um século de história (RBS), com Carlos Urbim, e de O encantador de pessoas: lições de jornalismo do mestre Marques Leonam, com Ana Paula Acauan.

Yukio Moriguchi: segredos de longevidade e fé do pai da Geriatria na América Latina
Ana Paula Acauan e Magda Acuhtti
144 p.
Edição independente

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s