Origens de um anti-herói

Tai Editora resgata primeiras histórias de HQ argentina em lançamento inédito no Brasil

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Em março de 1990, na Argentina, surge o único número de um fanzine chamado Arkham. A publicação continha sete histórias, uma delas tinha como protagonista Cazador, um personagem criado por Jorge Lucas, que assinava roteiro e desenhos. Com características típicas dos super-heróis americanos, a história do primeiro Cazador se passa nos Estados Unidos. Seu nome é Robert Howard (homenagem ao escritor americano criador de Conan), um cientista que trabalhou para a NASA. Após a queda de um OVNI, ele é convocado para trabalhar na investigação secreta de um cilindro encontrado no local. Ao descobrir que o cilindro permitiria construir uma bomba de imenso poder destrutivo, ele se recusa a colaborar. Em uma explosão em casa, sua família morre. Disposto a vingar sua família e parar a construção da bomba, ele se torna o anti-herói Cazador.

Com o sucesso de Cazador no meio underground, a editora La Urraca (Fierro) resolveu publicar o personagem. O Cazador de 1992 já não seria mais o mesmo. Sem continuidade com o estágio anterior, a história agora se passa na Argentina, e o personagem, longe de ser cientista. Agora Cazador é brutal, nojento, ignorante e rude.

Reprodução

A Tai Editora, casa editorial do Rio Grande do Sul, traz pela primeira vez ao Brasil o Cazador dos tempos de fanzine. A origem do brutamontes, sua passagem pelas guerras mundiais e sua rivalidade com ícones dos quadrinhos americanos — tudo isso em uma edição de luxo com mais de 200 páginas, formato grande e capa dura. A publicação está em campanha de financiamento coletivo pelo Catarse (link externo), primeiro crowdfunding da editora em 2022.

Cazador: Origens é um registro definitivo para os fãs que querem conhecer o caminho trilhado pelo personagem, desde os obscuros fanzines, até o sucesso nacional.

Reprodução

Cazador: Origens
Jorge Lucas
240 p.
A partir de R$ 79
Tai Editora
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s