Aportes poético-antropológicos para uma escrita criadora

Oficina com Marília Floôr Kosby ocorre entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro pelo Zoom

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Estão abertas as inscrições para a oficina Aportes poético-antropológicos para uma escrita criadora, com Marília Floôr Kosby. Serão cinco encontros online, via Zoom, de 20 de janeiro a 10 de fevereiro, sempre às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30. As aulas serão gravadas e poderão ser acessadas a qualquer tempo pelos participantes inscritos. O prazo limite para se juntar ao grupo é dia 20 de janeiro, às 13h.

Com foco nas potenciais singularidades dos corpos textuais e suas variações conforme os corpos que escrevem, o curso tem como base epistemológica obras antropológicas que problematizam modelos hegemônicos de relação com as palavras, como, por exemplo, os trabalhos da antropóloga franco-tunisiana Jeanne Favret-Saada sobre feitiçaria e a palavra-ato, e o livro A queda do céu, escrito pelo xamã yanomami Davi Kopenawa e o antropólogo franco-marroquino Bruce Albert – obra que traz indagações sobre o ato dos brancos de escrever como forma de não esquecer as palavras, por um lado, e a atitude yanomami de se trazer as palavras perto da boca, por outro. Fundamenta a atividade, outrossim, a ênfase dada pelo antropólogo britânico Tim Ingold ao caráter criativo e inventivo da antropologia enquanto disciplina.

O curso é oferecido pela Livraria Baleia e as inscrições devem ser feitas neste site (link externo).

Sobre a autora
Marília Floôr Kosby é Doutora em Antropologia Social pela UFRGS (2017), mestra e bacharela em Ciências Sociais (2007 e 2009) pela UFPel, e poeta. Publicou os livros de poemas Mugido [ou diários de uma doula] e Os baobás do fim do mundo, além do ensaio Nós cultuamos todas as doçuras, vencedor do Prêmio Açorianos em 2016.

Mugido [ou diários de uma doula]
Marília Floôr Kosby
71 p.
R$ 59,99
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário