Susana Vernieri convida leitores a voarem pelos dez contos de novo livro
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio
Em O Pássaro, livro de contos de Susana Vernieri, recém-lançado pela Chiadobooks, de Portugal, Susana Vernieri reúne dez histórias que abordam desde os mistérios da arte, até as lembranças de amores mal correspondidos. A autora quis trazer, através dos textos, a metáfora do pássaro, gigante nas alturas, mas maljeitoso no solo, símbolo da literatura que oscila entre o céu sublime e a terra, concreta.
O Albatroz, poema de Baudelaire, de As Flores do Mal, epígrafe da obra, compara o poeta ao ser dos céus, príncipe do infinito, que preso no convés de um navio, e feito chacota pelos marinheiros, é desajeitado e cômico. O poeta, assim como o albatroz, no chão tem asas enormes que o impedem de andar. O Pássaro é o décimo-oitavo livro publicado pela autora.
Sobre a autora
Susana Vernieri nasceu em Porto Alegre no ano de 1965. É formada em Direito pela PUCRS e em Jornalismo pela UFRGS. Tem mestrado e doutorado em Literatura Brasileira pela UFRGS com trabalhos sobre a obra de João Cabral de Melo Neto. Sua dissertação de mestrado recebeu um prêmio da prefeitura do Recife em 1999. Tem livros nos gêneros de crítica literária, poesia, novela, conto e crônica publicados. Em 2009 recebeu o Prêmio Açorianos, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, na categoria contos pelo livro As Grades do Céu. Também foi finalista no Prêmio Minuano de 2019 na categoria infanto-juvenil com a obra O Mapa da República.

O Pássaro
Susana Vernieri
52 p.
Astrolábio Edições
R$ 34
Comprar aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
