“A literatura precisa buscar formas de desacomodar e de iluminar aquilo que permanece obscuro“, defende o autor
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação
Já está disponível pelo site da Editora Urutau o livro O céu das pequenas criaturas, estreia de André Tessaro Pelinser na literatura. Bento-gonçalvense radicado no Rio Grande do Norte, onde é professor de literatura brasileira na UFRN, André oferece aos leitores uma obra composta por 74 poemas, divididos em cinco seções: confinados, abandonados, empesteados, injustiçados e ressecados.
Os poemas se organizam em torno dos eixos temáticos de cada parte da obra, de modo que formam um painel que em certo sentido possui início, meio e fim. Ao longo das páginas, mesclam-se textos densos e melancólicos a outros leves e irônicos, nos quais André lança um olhar atento a questões sociais, assim como a feridas profundas do ser humano.
“Embora os poemas não tenham sido escritos na ordem em que aparecem no livro, eles aos poucos foram encontrando o seu lugar, de modo que sua localização na obra não é acidental. Há certa comunicabilidade entre eles e entre as seções do livro. Originalmente eu possuía mais de duzentos textos, mas nem todos foram selecionados para a versão final”, explica André, que possui graduação e mestrado em Letras pela UCS e doutorado em Estudos Literários para UFMG.
“Há muito do poeta de Itabira na linguagem sopesada de Pelinser, nos gestos comedidos das palavras mais melancólicas, na segurança que esconde e revela o ser político, na economia sintática que nunca é trivial, ainda que pareça comezinha”, escreve Berttoni Licarião sobre a obra.
Confira um dos poemas de O céu das pequenas criaturas abaixo:
isolado na noite da cidade pequena
apuro ouvidos atentos à igreja
em cuja torre habitam cúmplices
um relógio que circunda lento
e o sino seco como um cadafalso
ambos metódicos na tarefa
de criar passados e extinguir futuros
Sobre o autor
André Tessaro Pelinser nasceu no Rio Grande do Sul em 1986. É graduado e mestre em Letras pela UCS e doutor em Estudos Literários pela UFMG. Vive no Rio Grande do Norte, onde é professor de literatura brasileira na UFRN. É co-autor de Notícia da atual literatura brasileira: entrevistas – vol. 1 e 2 (Cousa, 2020/2021). O céu das pequenas criaturas (Urutau, 2021) é seu primeiro volume de poesia.

O céu das pequenas criaturas
André Tessaro Pelinser
92 p.
R$ 42
Editora Urutau
Compre aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
