Um molusco mascarado fazendo a sua cabeça


Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Humor, nerdice, cultura pop e sardola. Não sabe o que é sardola? O Dicionário Molusquês para Iniciados, presente nas páginas de abertura de Moluscontos: uma aventura cannabica, define como “brenfa, maconha, erva, bagulho, marofa”. Este foi um dos termos que o editor de Literatura RS, careta convicto, aprendeu com o lançamento do Molusco, personagem de Ulisses Oliveira que há alguns anos arregimenta seguidores em seu canal no YouTube como um contador de causos e (des)influenciador digital e que agora assina os contos deste livro.

Moluscontos: uma aventura cannabica reúne vinte contos, uma história em quadrinhos, um álbum de figurinhas, ilustrações nonsense (criadas por Leandro Assis) e um projeto gráfico luxuoso em edição de Lobo – conhecido editor de quadrinhos de Porto Alegre. O livro foi viabilizado através de campanha de financiamento coletivo no Catarse, o que oportunizou também a criação da Moluscomix, editora das HQs que expandem o universo narrativo do Molusco e apresentam outras histórias brisadoras do personagem.

Leandro Assis/Moluscomix

“Um dia, quando a maconha for legalizada, este livro será tombado como documento histórico dessa época nefasta em que era preciso enrustir a sardola, fumar prensado com amônia e tomar esculacho da polícia. Nossos filhos, acredito, nunca saberão o que é viver à margem, dichavando na encolha, fingindo que é tabaco. Aliás, sabem. Graças ao Molusco, nosso Camões, está tudo aí. É mitologia, mas também é história”, escreve Gregório Duvivier no prefácio.

A edição conta com 322 páginas, capa dura, design de Renato Faccini, diagramação de Samantha Desimon, preparação de Fabio Pinto, revisão da colunista de Literatura RS Maiara Alvarez, pintura trilateral verde e lombada com uma lixa funcional para riscar fósforos e acender a sardola.

No site da editora, é possível adquirir o livro e as HQs. Já pelo Apoia.se, está disponível um sistema de assinatura dos gibis mensais

Sobre o autor
Molusco é roteirista e autor dos Moluscontos e Mundo Molusco, que totalizam mais de 10 milhões de visualizações. Foi roteirista por 7 anos na Conspiração Filmes, onde escreveu séries para TV e longa metragem para cinema.

Sobre o ilustrador
Leandro Assis foi roteirista na Conspiração, onde escreveu várias séries e filmes. É um dos autores da série Mulher Invisível (Globo), ganhadora do Emmy Internacional em 2012. É roteirista do quadrinho O Cabeleira, publicado em 2008. O livro do Molusco é seu primeiro trabalho como ilustrador.

Sobre o editor
Lobo é editor e roteirista de histórias em quadrinhos. Atualmente é editor do Clube do Livro para Leitores Extraordinários. Foi ganhador do primeiro Prêmio Jabuti de histórias em quadrinhos com a edição do álbum Castanha do Pará, de Gidalti Jr. Foi editor das editoras Desiderata e Barba Negra.

Moluscontos: uma aventura cannabica
Molusco
Leandro Assis, ils.
322 p.
R$ 99,90
Moluscomix

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Uma resposta para “Um molusco mascarado fazendo a sua cabeça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s