Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana ocorre em Porto Alegre

Evento ocorre entre 10 e 12 de junho; Guia de Fontes Documentais será lançado na ocasião

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Em celebração aos 270 anos da chegada dos açorianos no Rio Grande do Sul, Porto Alegre irá sediar, entre os dias 10 e 12 de junho, o II Encontro Internacional de História e Genealogia Açoriana. Com inscrições abertas, o evento conta com a participação de importantes historiadores e genealogistas para explorar a presença açoriana em seus espaços em diferentes tempos. A programação completa está disponível aqui (link externo).

Realizado no formato presencial, o encontro irá ocorrer no teatro do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Porto Alegre. Sob o título 270 anos da diáspora açoriana para o Rio Grande do Sul – 250 anos da fundação de Porto Alegre, a conferência de abertura será ministrada pelo consagrado genealogista português Jorge Forjaz (Ilha Terceira/Açores). Durante três dias, a programação também conta com curso e palestra do historiador português Francisco Maduro-Dias (Ilha Terceira/Açores), além da presença do Diretor Regional das Comunidades Açorianas, José Andrade, entre outros pesquisadores e autoridades da área.

Durante o evento ainda ocorre o lançamento do Guia de Fontes Documentais para a história e a genealogia açoriana: possibilidades de pesquisa nos Açores e no Rio Grande do Sul. Como destaca a historiadora do CHC Santa Casa, Véra Lucia Maciel Barroso, trata-se de “uma importante ferramenta que muito vai ajudar aos que desejam construir suas genealogias e desvendar histórias dos seus antepassados que para cá vieram e agora poderão ser lembrados”.

Com o apoio do Governo da Região Autônoma dos Açores, arquipélago situado no Oceano Atlântico, o evento é uma promoção do CHC Santa Casa, através de seu Arquivo, juntamente com a Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul e instituições de acervos arquivísticos – públicos e privados, estaduais e municipais. O objetivo é oportunizar a escuta de historiadores e genealogistas açorianos sobre estudos e pesquisas recentes, associando os Açores e o Rio Grande do Sul.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s