As vivências juvenis em versos

Novo livro de Gláucia de Souza reúne poemas sobre desafios e contradições da adolescência

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Amadurecimento, descobertas sobre si mesmo e sobre seus interesses afetivos, as desilusões e os desafios do adolescente que busca seu lugar no mundo. Estes são alguns dos temas pelos quais passeiam os poemas de reVERSO, novo livro de Gláucia de Souza e que será lançado oficialmente no dia 28 de maio, sábado, a partir das 16h às 18h, no Centro Cultural Vila Flores (Rua São Carlos, 753 — Bairro Floresta — Porto Alegre/RS). A obra tem ilustrações de Ana Gruszynski e estará à venda na ocasião por R$ 46.

Voltado para o público juvenil, reVERSO apresenta, em 112 páginas, 44 poemas organizados a partir dos capítulos Eu, Você, Ao redor e Tempo. Confira abaixo o poema intitulado Você:

Amuleto ao meu lado
feito breve embalado,
colado ao meu peito
– coração estreito.

Guia atada
a um breve instante.
Talismã perfeito,
sorte que aceito.

Sobre a autora
Gláucia de Souza é escritora com mais de vinte títulos publicados. É Bacharel e Licenciada em Letras, Português e Literaturas, pela UERJ. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio de Aplicação da UFRGS, de 1994 a 2015. É Doutora em Letras pela PUCRS, Mestre em Educação pela PUCRJ, Especialista em Literatura Infantil pela PUCRS e em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC-RS. Cursou Desenho e Pintura no Atelier Livre Xico Stockinger. Participa de encontros com leitores e mediadores de leitura, em Feiras de Livro e em Programas de Leitura, através de bate-papos com o autor e de oficinas.

Sobre a ilustradora
Ana Gruszynski nasceu e mora em Porto Alegre. É graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e realizou mestrado e doutorado em Comunicação Social na PUCRS. Atua como designer, professora na UFRGS e pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). Em 2001, recebeu o prêmio ilustrador revelação, concedido pela Fundação Nacional de Livro Infantil e Juvenil, e, em 2002, o Prêmio Açorianos de melhor ilustrador. Para a Projeto, ilustrou os livros Poeplano (Dilan Camargo, 2010) e Futurações (Caio Riter, 2014).

reVERSO
Gláucia de Souza, ils. Ana Gruszynski
112 p.
Editora Projeto
R$ 46

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s