Pelo direito à diversidade nerd

A partir de episódio de censura a HQ durante Bienal do Rio em 2019, Christian Gonzatti investiga a perseguição a representações positivas de personagens LGBTQIA+ na cultura pop

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Em setembro de 2019, o então prefeito carioca, Marcelo Crivella, tentou censurar uma HQ da Marvel na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Vingadores: A Cruzada das Crianças, devido à presença de uma ilustração que retratava um beijo entre dois super-heróis, Wiccano e Hulkling, nas páginas da publicação. O episódio foi gatilho para a ação de grupos conservadores e de extrema-direita que se organizaram em manifestações de apoio à censura nas plataformas digitais, porém, não sem a resistência de ativistas dos direitos LGBTQIA+ e de aliados da causa nos meios nerd e cultural do país.

O caso foi uma das inspirações para o mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos Christian Gonzatti na escrita do livro Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil? — atualmente em pré-venda e que será lançado oficialmente dia 18 de junho, na Poc Con, feira LGBTQ+ de Quadrinhos e Artes Gráficas, evento que acontece em São Paulo. Na obra, o pesquisador passeia por tópicos como gênero e sexualidade na cultura pop, o super-herói e as masculinidades e pedagogias da diversidade.

“Recebo todos os dias mensagens de adolescentes e jovens LGBTQIA+ e de pessoas aliadas da diversidade que agradecem a maneira como eu tenho tentado popularizar esses temas com uma linguagem menos acadêmica. O livro é, então, uma forma de dar continuidade a esse trabalho de popularização de temas que são muito mal compreendidos pela sociedade brasileira. Entender mais sobre diversidade é o primeiro passo para o enfrentamento das violências e desigualdades”, conta o autor, que é também criador de um perfil no TikTok chamado Diversidade Nerd, atualmente com mais de 350 mil seguidores.

A obra pode ser adquirida neste site (link externo) por R$ 49,90.

Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?
Christian Gonzatti
340 p.
Editora Devir
R$ 49,90
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s