Rede Beabah! leva literatura LGBTQIA+ para o público do Parada Livre neste domingo em Porto Alegre
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A Rede Beabah! de Bibliotecas Comunitárias vai promover uma ação especial durante a 25ª Parada Livre de Porto Alegre no domingo, 5 de junho. A partir das 12h, ao longo da parada e no estande localizado próximo ao palco instalado no Parque Farroupilha, o coletivo realiza intervenções literárias para o público e apresenta o trabalho feito pelas 16 bibliotecas integrantes nas periferias de sete cidades do Rio Grande do Sul: Cachoeirinha, Canela, Canoas, Cidreira, Eldorado do Sul, Esteio e Porto Alegre. Em ações chamadas de sussurros poéticos, a equipe do estande vai abordar a literatura LGBTQIA+, oportunizando uma maior visibilidade de autorias locais e nacionais em seus mais diversos gêneros literários. Entre as obras apresentadas estão Trans radioativa, de Valéria Barcellos; Libertê, de Atena Beauvoir; Amora, de Natália Borges Polesso; O amor não é óbvio, de Elayne Baeta; além das coletâneas Coleção Slam: LGBTQIA+ e Poesia Gay Brasileira.
“Conciliar o trabalho realizado nas periferias de nossas cidades e trazê-lo para o centro através dos sussurros poéticos é uma forma de apresentar o trabalho afirmativo que é realizado pelas bibliotecas comunitárias da Beabah! no ano inteiro. A leitura é um direito humano garantidor de outros direitos fundamentais, portanto espalhá-la por toda a cidade através de poesia e resistência é o que nos move”, explica Eduardo Peixoto, integrante do coletivo.
Esta é a segunda participação da Rede Beabah! na Parada Livre de Porto Alegre. O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.