29 quartos, 29 histórias

Magali Lippert estreia na ficção com contos sobre o universo dos jovens habitantes de uma casa estudantil

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Já está em pré-venda pelo site da Editora Folheando o livro A Casa de Estudantes, estreia na ficção de Magali Lippert. A obra reúne 29 contos cujos temas giram em torno dos moradores de uma Casa de Estudantes fictícia do sul do Brasil. A obra foi vencedora do Prêmio Uirapuru 2021 na categoria Conto.

Inspirada pela arquitetura da Casa de Estudantes da UFRGS, onde viveu entre os anos de 2000 e 2004, Magali cria uma atmosfera narrativa que se dá através de vasos comunicantes onde uma história dá origem a outra. Dessa forma, a cada novo conto o leitor é levado a rememorar e eventualmente reformular sua compreensão acerca dos personagens e fatos acontecidos nos contos anteriores.

“É evidente que foi graças as minhas vivências enquanto moradora de uma dessas Casas que foi possível mapear ‘tipos humanos’ e criar uma estrutura narrativa que dá eco a vozes de culturas e interesses diversos. Baseei-me fortemente na arquitetura da CEUFRGS para a organização dos contos e também resgatei uma ‘lenda’ de fantasma que era passada de geração em geração de moradores”, explica a autora. “Eu tentei e espero ter conseguido através da alegoria criar o microcosmo de uma certa classe social: a média baixa – em que as pessoas estão no limite entre o sucesso, através do estudo, ou a pobreza, o que frustraria a expectativa não só desses estudantes, mas das famílias que ficaram no interior e que depositam no estudo dos filhos as suas esperanças”, completa Magali.

A Casa de Estudantes está disponível neste site por R$ 40 (link externo), com frete grátis e envio a partir de agosto.

Sobre a autora
Magali Lippert da Silva Almeida nasceu em Porto Alegre em 1979, é Bacharel em Biblioteconomia (UFRGS), Mestre em Comunicação e Informação (UFRGS) e Doutora em Letras/Estudos Literários (UFRGS). É professora do IFRS/Campus Porto Alegre e pesquisadora do grupo de pesquisa LEIA (UFRGS/IFRS). A Casa de Estudantes é sua primeira obra de ficção.

A Casa de Estudantes
Magali Lippert
160 p.
Editora Folheando
R$ 40
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s