Deborah Finocchiaro estreia na literatura com livro infantil

Autora passeia pelo alfabeto em versos divertidos e ilustrados

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Contadora de histórias conhecida por sua atuação em palcos e em frente às câmeras, Deborah Finocchiaro explora um novo campo de criação artística. A atriz estreia na literatura com Baile das Letrinhas, obra que será lançada oficialmente no dia 9 de julho, das 15h às 17h, no Espaço Oliveira Silveira, no quinto andar da Casa de Cultura Mario Quinta (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS). O evento oferece contação de histórias, performance da autora, brincadeiras, pintura, sessão de autógrafos e visita à biblioteca local.

Com ilustrações em PB, os pequenos leitores são convocados a contribuírem com a obra criando suas próprias interpretações do Baile das Letrinhas. “O fio condutor desse trabalho é o amor pelas crianças, é a crença que tenho na importância de focarmos nelas: na educação, na filosofia, no autodesenvolvimento”, explica a autora. Segundo Deborah, uma adaptação teatral de Baile das Letrinhas está prevista para o segundo semestre, com direção de Júlia Ludwig.

Baile das Letrinhas é uma publicação da Bestiário e está disponível no site da editora por R$ 36 (link externo).

Sobre a autora
Multiartista, Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral no DAD/UFRGS (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 36 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 20 de Melhor Atriz, 2 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados que tem em seu repertório inúmeras obras, entre elas os espetáculos Pois é, Vizinha… (1993) e Caio do Céu, direção Luís Artur Nunes (2017). Entre seus mais recentes trabalhos estão o projeto Invisíveis – Histórias Para Acordar (contemplada pelo Programa Iberescena, uma coprodução com o Casulo – Núcleo de Artes Performativas, de Portugal, que consiste em espetáculo virtual, exposições, performance e podcast, direção geral Deborah Finocchiaro – 2020/2021), o vídeo teatro Classe Cordial (em parceria com o Coletivo Nômade), direção Jardel Rocha (2021), a websérie Confessionário – Relatos de Casa, direção Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol (2020/2021) e os programas / podcasts Estação Confessionário, Estação Sarau Voador e Invisíveis – Histórias para Acordar, ambos na Rede Estação Democracia e no Spotify (2021). Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia A Arte Transformadora, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário Deborah! O Ato da Casa, longa-metragem produzido de forma remota durante a quarentena, direção Luiz Alberto Cassol (2020).

Baile das Letrinhas
Deborah Finocchiaro
38 p.
Editora Bestiário
R$ 36
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s