Bert Jr. analisa as relações humanas em trezes narrativas curtas
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Bert Jr., diplomata gaúcho que vive em Cabo Verde, lança o livro de contos Do Incisivo ao Canino na capital paulista neste sábado, 2 de julho, às 19h, na livraria e bar Patuscada (R. Luís Murat, 40 – Pinheiros, São Paulo/SP). Na segunda-feira, dia 4 de julho, às 19h, no estande da editora Loyola na Bienal do Livro, ele autografa Eu canto o ípsilon E mais.
Com 13 contos que orbitam o tema da alteridade, o autor utiliza diferentes dosagens de humor para abordar o complicado aspecto das relações interpessoais. As estórias podem exalar uma atmosfera onírica, como em Alma e Outros, ou incluir pinceladas de mistério, como em Tutua e Zunzum quântico.
“Nesse meu novo livro de contos, busco sacudir o leitor e cativá-lo com narrativas que provocam sensações marcadamente diversas. O estranhamento em relação ao outro, e também a si mesmo, é tema central, comum às histórias do livro”, comenta.
Do Incisivo ao Canino está disponível no site da editora e na Amazon (links externos) em e-book por metade do preço. No site do autor (link externo), é possível ler o conto intitulado Autoral na aba Degustação.
Sobre o autor
Bert Jr. é gaúcho de Porto Alegre, onde viveu até os 26 anos. Aos 18 anos, teve dois poemas premiados num concurso em que Mario Quintana e Lya Luft eram membros do júri. Depois de se graduar em História pela UFRGS, formou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Atualmente, reside em Praia, capital da República de Cabo Verde (arquipélago no Atlântico Norte, a meio caminho entre o Brasil e a Europa). Publicou, em 2020, o livro Fict-Essays e contos mais leves. Também compõe músicas e letras. Em dezembro de 2021, lançou seu primeiro livro solo de poesia: Eu canto o ípsilon E mais.

Do Incisivo ao Canino
Bert Jr.
120 p.
Editora Versiprosa
R$ 40
Comprar aqui (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.