Em busca de um golpe de sorte

Viviane de Gil constrói uma representação da sociedade brasileira em história com seis personagens na fila da lotérica

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A feirante Maria descobre no dia 31 de janeiro que pode ser a ganhadora da Mega-Sena da Virada, mas perde o comprovante da aposta. 6 Dezenas de Maçãs, novo livro de Viviane de Gil, conta essa história através de uma mistura de cenários e vozes: a feira e sua clientela; uma casa em forma de locomotiva na beira do rio; e a fila de uma lotérica, na qual cada um dos que tentam a sorte vislumbra como sua vida mudará caso acerte aqueles números.

6 Dezenas de Maçãs será lançado oficialmente no sábado, 16 de julho, a partir das 16h30 na Livraria Taverna (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS).

Domingo, feira na Zona Norte de Porto Alegre, último dia de um ano, final da segunda década do século XXI. Assim começa a narrativa que pode ser vista como um sinestésico mosaico da sociedade. A escrita oferece as múltiplas vozes como frutas e verduras para serem selecionadas pelo leitor, que as tomam para si e levam consigo num carrinho ou cesto. A protagonista Maria das Maçãs ajuda a apresentar as seis personagens que estão na fila da lotérica junto com ela, naquela manhã, tentando a sorte na Mega da Virada.

Através de memórias e emoções, Maria vai escutando frases soltas e as personagens vão sendo pinçadas da fila e ganhando nomes, vidas e sonhos. Algumas são velhas conhecidas da protagonista, outras vão se entrelaçando e revelando desejos através de um narrador que parece conhecer todas as trajetórias, mas não ter poder para decidir os destinos. Essas personagens trazem consigo histórias que pincelam os mais variados temas da atualidade: preconceitos, racismo, homofobia, violência contra a mulher, exploração da fé, alcoolismo, conservadorismo, machismo, desvalorização da educação e da leitura.

Sobre a autora
Estreou como escritora em 1995 e tem onze livros publicados, entre romances e contos em literatura infantil e infanto-juvenil. É jornalista e doutora em Teoria da Literatura (PUCRS); Diretora da editora Vivilendo, ministra cursos na área da literatura e escrita criativa e desenvolve um trabalho comunitário no Clube de Leitura, através de múltiplas formas de incentivo à leitura, além de escrever no blog Medium.com/Vivilendo, no qual posta textos diversos, artigos e ensaios que tem por objetivo discutir e refletir sobre sua área de atuação. Seu livro infantil, Valentina e o Feijão foi finalista no prêmio AGES em 2016. Integra o projeto Autor-presente, do Instituto Estadual do Livro e é vice-presidente da ABLUMI, Associação dos Amigos da Biblioteca Lucilia Minssen, situada na Casa de Cultura Mario Quintana.

6 dezenas de maçãs
Viviane de Gil
204 p.
Vivilendo editora e distribuidora
R$ 56
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s