Festival Internacional Literário de Gramado terá Oliveira Silveira como autor homenageado

Primeira edição do FiliGram ocorre entre 2 e 11 de setembro

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Tânia Meinerz

Na manhã de terça-feira, 3 de agosto, aconteceu o lançamento do FiliGram – Festival Internacional Literário de Gramado na Livraria Taverna, em Porto Alegre, em evento para imprensa e convidados. Na ocasião, Oliveira Silveira foi anunciado como o grande homenageado. Nascido em um distrito de Rosário do Sul, Oliveira foi um dos idealizadores do Dia da Consciência Negra junto ao grupo Palmares nos anos 1970. Sua obra, principalmente os artigos e poemas, influenciou gerações de escritores e pensadores do Brasil.

A edição de estreia do FiliGram vai correr entre 2 e 11 de setembro na cidade de Gramado com mais de cem atividades gratuitas, presenciais ou online, divididas em cinco eixos temáticos: Polaroid Brasil (Diversidade, sustentabilidade, futuros possíveis), Mercatto (Mercado editorial), Orgânico (Autores e leitores: engajamento digital), Campi (Academia, teoria, alegria) e Digiteen (Lúdico, imagens e linguagens teens). Fernando Gomes, co-organizador do FiliGram ao lado de João Mendes e Enio Martins, conta que “a curadoria coletiva traz diversidade e ajuda a pensar o evento sob muitas óticas”. O corpo curatorial é formado pela Universidade Aberta do Brasil, Coletivo Sankofa, Studio Patinhas, pelo escritor Eduardo Krause, pela jornalista Patrícia Viale e coordenadores do FiliGram. O eixo sobre mercado editorial está sob curadoria da equipe do Literatura RS, formada por Giovani Urio e Vitor Diel.

Crédito: Jeff Rodrigues
Crédito: Jeff Rodrigues

Segundo o secretário de Cultura de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, “o FiliGram foi pensado com muito carinho, para ser o mais diverso e abrangente possível e discutir as questões sociais do nosso tempo”. A estimativa é que o Festival, que também vai englobar a 25ª Feira do Livro de Gramado, atraia um público de 80 mil pessoas no espaço de 3.500 m² que está sendo preparado no Lago Joaquina Rita Bier.

Crédito: Divulgação/Reprodução

O FiliGram é uma realização da prefeitura municipal de Gramado e conta com produção da Miraceti Projetos Educacionais e Culturais e patrocínio das empresas D´Gregio, Jolimont e Mãos do Mundo, por meio do financiamento do Sistema Pró-Cultura RS. A iniciativa possui parceria com o Festival Literário Internacional FÓLIO, realizado pela cidade portuguesa coirmã de Gramado, Óbidos, pequena vila medieval reconhecida pela UNESCO como uma das 20 cidades da literatura mundial.

A programação completa estará disponível nos próximos dias no site oficial do evento.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s