Sarau Elviras reúne escritoras na Feira do Livro de Porto Alegre

Evento com Dani Espíndola, Eliane Marques, Amanda Costa, mariam pessah e mediação de Mires Batista Bender ocorre no dia 5 de novembro, às 15h

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

O sarau Elviras é uma das atrações da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, que começa no dia 28 de outubro, sexta-feira. A atividade reunirá as escritoras Dani Espíndola, Eliane Marques, Amanda Costa e mariam pessah no dia 5 de novembro, sábado, às 15h, na Sala Moacyr Scliar, no espaço cultural dos Correios (entrada pela Travessa Sepúlveda, no Centro da capital). A mediação do sarau será da professora e ensaísta Mires Batista Bender. A entrada é franca.

A realização do sarau foi inspirada pelo livro de poesia Elvira Virgínia, de Dani Espíndola, que terá sessão de autógrafos na mesma data, às 18h, na Praça de Autógrafos da Feira do Livro. A seleção de poemas de Elvira Virgínia dá voz a inúmeras mulheres, cada qual com suas belezas e complexidades, medos e paixões. Por isso, o sarau trará, além de poemas do livro, textos das outras autoras participantes do evento que dialoguem com a poesia de Dani Espíndola.

Saiba mais sobre as participantes
Amanda Costa
é astróloga, terapeuta floral, escritora e professora, com Doutorado em Literatura Brasileira. Começou seus estudos de Astrologia como autodidata no início dos anos 1970 e entre 1978 e 1981 foi aluna da astróloga alemã Emma de Mascheville. É autora dos livros 360 Graus: Inventário astrológico de Caio Fernando Abreu e de Astrologia: o cosmos e você, que recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

Dani Espíndola é professora de Língua Inglesa, especialista em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. Como poeta, é autora de Tanto Fiz Que deu Poema (2020) e de Elvira Virgínia (2021), este publicado também em versão bilíngue – português e espanhol – pela Miríficas Ediciones, na Argentina (2022). Tem poemas em diversas antologias no Brasil, Argentina e Portugal, e teve, por dois anos consecutivos, poemas selecionados para compor a Coletânea de Poesia do Selo Off-FLIP. Faz parte do coletivo de escritoras e poetas ativistas Mulherio das Letras / RS. Junto de seu marido, o músico e professor Frank Jorge, apresentou o sarau poético-musical “Todas as Cores de Elvira Virgínia” em Porto Alegre, Buenos Aires, Rio de Janeiro e Gramado, em evento de encerramento do primeiro FiliGram (Festival Internacional de Literatura de Gramado), em setembro de 2022.

Eliane Marques é psicanalista, poeta e tradutora. Publicou o poço das marianas (Escola de Poesia, 2021), e se alguém o pano (Prêmio Açorianos na categoria Poema, Escola de Poesia, 2016), Relicário (Grupo Cero, 2009) e as traduções Pregão de Marimorena, da poeta afro-uruguaia Virginia Brindis de Salas (Figura de Linguagem, 2021), Cabeças de Ifé, da poeta afro-cubana Georgina Herrera (Orisun Oro, 2021) e O trágico em Psicanálise, da psicanalista argentina Marcela Villavella (Psicolibro, 2012). No prelo Louças de Família (narrativa longa). Tem poemas publicados nas revistas norte-americanas The Common (nº 20) e Prairie Schooner (volume 95) e nas revistas brasileiras Cult e Piauí, entre outras. Coordena a editora Escola de Poesia Amefricana e o selo Orisun oro, que visa à tradução e à publicação de livros de mulheres poetas amefricanas no Brasil. É docente na Après Coup Porto Alegre Psicanálise e Poesia, onde também coedita a revista de psicanálise e cultura Anna O. e a revista de psicanálise amefricana Georgina Herrera.

mariam pessah é fotógrafa, ARTivista feminista, escritora e poeta graduada em Escrita Criativa pela PUCRS. Tem cinco livros individuais publicados, sendo os mais recentes: o romance Em breve tudo se desacomodará (lançado em 2022, pela editora Bestiario) e Grito de mar (editora Taverna, 2ª edição em 2021). Desde 2017, organiza em Porto Alegre o Sarau das minas e coordena a Oficina de Escrita e Escuta Feminista. Integrante do coletivo de escritoras e poetas ativistas Mulherio das Letras / RS. Também trabalha como tradutora.

Mires Batista Bender é professora e ensaísta. Doutora (com louvor) em Teoria da Literatura, tem Pós-doutorado em crítica de poesia e Mestrado em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-Africanas. Formada em Língua e Literatura Inglesa, fez Especialização em Ensino de Literatura. Atuou como pesquisadora na Universidade de Lisboa. Faz parte do Mulherio das Letras, grupo de escritoras ativistas, e do Coletivo de Educação Antirracista do RS. Por quatro anos, produziu e apresentou, com amigas, o “Sarau no London Pub”. Em 2019, começou com Anaadi, cantora e compositora vencedora do Latin Grammy, o projeto Miríficas – Mulheres Fabulosas. Atualmente, é professora na Escola Morro da Cruz, onde coordena o Coletivo antirracista Quilombo do Morro.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Uma resposta para “Sarau Elviras reúne escritoras na Feira do Livro de Porto Alegre

Deixe um comentário