Luto e superação

Fabian Lisboa reconta em livro sua experiência com mãe acometida por esclerose lateral amiotrófica

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

O livro O Ipê Amarelo, de Fabian Lisboa, retrata a luta ao longo dos anos de uma mãe diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA), através da visão do seu único filho. A obra apresenta uma narrativa sobre o luto tardio, feito por meio de palavras que cortam como uma faca, guardadas durante toda uma vida.

“Ali deitada, em paz, com a calma que a vida lhe havia roubado, finalmente consegui soltar o ar e respirar fundo a ponto de sentir os meus pulmões enchendo. O mesmo ar que naquele momento ela já não respirava. Naquele instante foi quando entendi que a minha mãe estava morta”.

Assim começa o livro de estreia do escritor Fabian Lisboa. “Escrevi o primeiro capítulo e por muito tempo não consegui escrever mais nenhuma linha. Veio a pandemia, o mundo parou, e eu decidi que iria continuar da onde havia parado. Em dois meses a obra estava finalizada. O processo da escrita foi doloroso, precisei voltar em memórias difíceis de reviver, mas foi a maneira que encontrei para finalmente, depois de anos, conseguir fazer o luto da morte da minha mãe. A história do livro conta os meus dias ao lado dela, enquanto ela lutava contra a doença”, relata ele

O Ipê Amarelo está disponível no site da Caravana Grupo Editorial por R$ 55.

Sobre o autor
Fabian Lisboa é jornalista formado pela Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria/RS. Nasceu em Caçapava do Sul, cidade localizada na região central do Rio Grande do Sul. Escritor disfarçado de jornalista, observador do mundo que gosta de ouvir e contar histórias. Autor dos livros O Ipê Amarelo (Caravana, 2022) e O Menino Chima (2022).

O Ipê amarelo
Fabian Lisboa
54 p.
Caravana Editorial
R$ 55
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário