Zine Marítimas chega à quinta edição

Publicação nasceu em 2021 com a proposta de uma construção coletiva para a visibilização da escrita e da arte de mulheres

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre fotos de divulgação

Aura Grube, Bia Gonçalves, Cátia Simon, Cecília Rogers, Daniela Espíndola, Gabriela Porto Alegre, Giulia Guadagnini, Karen Garbo, Giulia Nogueira, Karine Sanchez, Larissa Santos, Letícia Chaplin, Liana Timm, Mar Becker, Maria Archanjo, Martha Buzin, Milena Martins Moura, Monique Bonomini, Noélia Ribeiro, Raquel Godoy, Raquel Zepka, Rosilene Souza, Sabrina Dalbello, Val Prochnow e Vanessa Regina. Estas são as autoras integrantes da quinta edição da Marítimas, zine literário e artístico criado em janeiro de 2021 por Juliana Blasina, Lidiane Dutra e Suellen Rubira, na cidade de Rio Grande. Com o título de As peles que habito, a quinta edição pode ser lida gratuitamente neste site (link externo).

Com o desejo de reunir e publicar textos e ilustrações produzidas por mulheres em suas pluralidades, Marítimas se apresenta “como o movimento periódico e potente das águas do mar”. No seu primeiro ano, Marítimas lançou quatro volumes publicando 75 autoras de diferentes lugares do Brasil. Um diferencial da publicação é o cuidado com que é feita a curadoria e a diagramação, a fim de estabelecer uma narrativa entre os trabalhos que compõem cada volume e também entre os títulos e as temáticas norteadoras de cada ano. Diferente de uma coletânea, o diálogo estabelecido entre imagens, textos, cores e elementos visuais, traz a força de unidade para cada volume.

Capas das edições anteriores de Marítimas. Reprodução

Zine promove oficinas e exposições

Dentro das comemorações do primeiro aniversário da publicação, as editoras organizaram uma grande programação com a participação de diversas autoras marítimas, oferecendo oficinas online gratuitas para mulheres sobre diversos temas, como criação de Portfólio, Newsletter, Podcast, Autopublicação e outros. Além disso, Marítimas teve a honra de integrar as ações do Março Lilás 2022 da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com a Expo Marítimas. Dividida em quatro partes, a exposição levou uma amostra impressa de cada um dos quatro primeiros volumes da zine para espaços da FURG, incluindo o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) e o Hospital Universitário (HU). Em maio, ainda como desdobramento e divulgação do seu primeiro ano, Marítimas esteve presente na 48 Feira do Livro da FURG, com a conversa “do mar ao céu: o primeiro ano de uma revista lítero artística feminista”.

Para o segundo ano, as editoras, Juliana Blasina e Suellen Rubira planejam outros dois novos volumes com publicação digital gratuita e chamadas trimestrais para publicação.

Para acompanhar o trabalho da Marítimas, acesse o site zinemaritimas.blogspot.com, siga o Instagram @zine.maritimas e o Facebook /zinemaritimas.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s