O reino das coisas

Hudson R. Santos estabelece um diálogo imaginário com poeta portuguesa para refletir sobre o mar, as águas e a fluidez da vida

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Uma poesia acima da simples poesia. Um reino de coisas a ser descoberto e admirado no tecer e destecer fino e conciso da escrita de Hudson R. Santos. Seu novo livro, O reino das coisas, já está disponível pelo site da Isto Edições por R$ 34.

Segundo o autor, a obra nasce de uma conversa hipotética com a poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner, em que trata da água, a fluidez da vida, o mar (também referindo-se, em certo grau, a Bachelard e sua reflexão filosófica sobre as águas).

“É uma composição poética de fôlego, um mundo tecido pelo autor, em que tudo funciona para acentuar a vida como matéria pungente e desnudá-la de qualquer fugacidade” nos diz Wellington Amancio da Silva no texto de apresentação.

Confira abaixo um poema de O reino das coisas:

entro na noite
como dentro da pele
o eu transitório
joga um punhado
de pensamento escuro
em direção às estrelas

alguém dorme
em sonhos sepultados
alguém aceso
na bruma

me deixo anoitecer
lua cheia
fantasmas pesados
empoçados nos olhos

alguém sonha na
minha espinha
alguém dorme na
minha carne

Sobre o autor
Hudson R. Santos é poeta e arte educador, escreve há trinta anos mas só começou a publicar nos últimos anos, sendo seu primeiro livro de poesia publicado pela Multifoco: A palavra soprada. Seu segundo livro foi publicado pela Parresia: O outro, a ausência. O reino das coisas é seu terceiro livro de poesia, e um marco importante na sua escrita. Adora seus cães e o mar imenso.

O reino das coisas
Hudson R. Santos
94 p.
R$ 34
Isto Edições
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário