Crônicas dos anos da peste

Livro reúne textos publicados em jornal pelo cronista David Coimbra até sua morte, no primeiro semestre de 2022

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Crônicas dos anos da peste & outras histórias é uma seleção de textos publicados por David Coimbra no jornal Zero Hora, incluindo o período que vai do final da sua estadia de seis anos em Boston, nos Estados Unidos, até maio de 2022, quando veio a falecer em Porto Alegre.

Há dois focos neste livro: um, é a descrição da luta do autor contra uma doença grave que ele aborda com a sobriedade possível, deixando espaço, no entanto, para crônicas antológicas sobre o cotidiano; o outro foco é o dia a dia durante a pandemia do coronavírus, tema que perpassa grande parte deste livro. O título é livremente inspirado no célebre Diário do ano da peste de Daniel Defoe, sobre a epidemia de peste bubônica que assolou Londres em 1665.

Com 400 páginas, Crônicas dos anos da peste & outras histórias está disponível nas livrarias e demais pontos de venda da L&PM e tem preço de R$ 79,90.

Sobre o autor
David Coimbra nasceu em Porto Alegre, em 28 de abril de 1962. Cresceu no IAPI, na Zona Norte da cidade. Formou-se em jornalismo pela PUC-RS em 1984. Durante a faculdade, trabalhou como assessor de imprensa da Livraria e Editora Sulina, redigindo resenhas de livros, entrevistando autores, acompanhando escritores em suas visitas ao Estado. Trabalhou em mais de 10 redações no Sul do Brasil, entre elas: Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina, Jornal da Manhã (Criciúma), RCE TV (SC), Rádio Eldorado (SC), Correio do Povo, Rádio Guaíba e Jornal NH. Foi editor executivo de esportes e colunista do jornal Zero Hora, além de comentarista da TVCOM e integrante do programa Pretinho Básico, da Rádio Atlântida. Foi autor dos romances Canibais – paixão e morte na Rua do Arvoredo (2004) e Jô na estrada (2010), dos livros de ensaios históricos Jogo de damas (2007) e Uma história do mundo (2012), das coletâneas de crônicas Mulheres! (2005) e Um trem para a Suíça (2011), entre outros. Ganhou 10 Prêmios ARI, um Prêmio Esso Regional Sul, um Prêmio Açorianos de Literatura, um Prêmio Habitasul de Literatura, um Prêmio Direitos Humanos de Reportagem, um Prêmio Erico Verissimo de Literatura, concedido pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre. David Coimbra faleceu em maio de 2022, aos 60 anos.

Crônicas dos anos da peste & outras histórias
David Coimbra
400 p.
R$ 79,90
L&PM Editores
Compre aqui

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário