Oferecida pela Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, distinção foi outorgada para livro ‘El Rojo Orgulloso’
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
El Rojo Orgulloso, livro do artista gráfico e ilustrador passo-fundense radicado no Uruguai Daniel Kondo, vai receber o Bologna Ragazzi Award (BRAW), premiação concedida pela Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha (Bologna International Children’s Book Fair). Em sua 60ª edição, a feira ocorreu de 6 a 9 de março de 2023.
O Prêmio destaca os mais belos e inovadores livros ilustrados em âmbito internacional. Este ano foram apresentados 2.349 títulos, de 644 editoras, de 59 países, e El Rojo Orgulloso ficou entre os 20 melhores livros para a infância (mais precisamente, em sétimo lugar na categoria Opera Prima). Essa joia editorial estará na exposição The BRAW Amazing Bookshelf durante a Feira.

A obra, em coautoria com Alejandra Gonzalez, apresenta uma fábula que trata do tema da tolerância e da amizade entre as cores, nos ensinando que é possível a convivência harmoniosa entre todos nós, com nossas particularidades e talentos. Embora editado em solo uruguaio pelo Editorial Morisqueta, o livro contou com a colaboração editorial de outro brasileiro, o poeta e professor Augusto Massi. El Rojo Orgulloso será lançado, em breve, no Brasil pela WMF Martins Fontes.
A qualidade gráfico-editorial, a inovação e a capacidade de diálogo com os jovens leitores são os principais critérios na seleção realizada por um prestigiado júri internacional constituído por especialistas da área editorial.

Há 60 anos, a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha é o ponto de encontro de todos os profissionais envolvidos na criação e publicação de literatura infantil e juvenil. Reúne 1.400 expositores e 30.000 visitantes anualmente, sendo um referencial para editores, autores, ilustradores, agentes literários, distribuidores, professores, tradutores, o mais relevante evento mundial de intercâmbio de direitos autorais.

Kondo celebra esse momento especial de sua trajetória artística com uma reflexão: “Essa premiação em Bolonha demonstra que a linguagem gráfica ultrapassa qualquer fronteira”.
Confira abaixo os outros prêmios já conquistados pelo ilustrador.
Tchibum! (SP: Cosac Naify, 2009 – Prêmio New Horizons, Feira de Bolonha, Itália) em dupla com o campeão olímpico Gustavo Borges.
PSSSSIUUUU! (Salamandra 2020) em parceria com Silvana Tavano. Vencedor do Prêmio João de Barro em 2012.
A Mancha, com Guilherme Gontijo Flores (SP: FTD, 2020). Prêmio Catedra Unesco
Sonhozzz (Salamandra, 2021), em parceria com Silvana Tavano. Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Literatura Infantil em 2022
Lulu, Traço e Verso (RJ: Jubarte, 2021), parceria afinadíssima com o músico Lulu Santos. Finalista Prêmio Jabuti na Categoria Projeto Gráfico em 2022.
Monstros do Cinema, com Augusto Massi (Editora Sesi-SP, 2016), viagem fascinante pelo universo cinematográfico; finalista do Prêmio Jabuti em 2016, categoria Livro digital
A Vaca foi pro Brejo (SP: VREditores), Selo Altamente recomendável pela FNLIJ em 2021
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
