Dupla de artistas Gio e Doug promove ações culturais na Serra

Kombi Biblioteca do Instituto Cultural TARU participa das atividades, que ocorrem entre março e abril em quatro comunidades

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Entre os dias 14 de março e 3 de abril, as localidades de Farroupilha, Criúva, São Marcos e Vale Real recebem a exposição itinerante Voos da Alma, da dupla de artistas Gio e Doug. Inspirada pela arte mambembe, a mostra é realizada em uma tenda-galeria, onde a dupla apresenta 10 esculturas produzidas com técnicas de papel machê, papietagem e bricolagem de materiais reciclados. Um dos destaques da programação, a Kombi Biblioteca do Instituto Cultural TARU estará presente nas atividades com mais de 200 livros infantis e juvenis e mediação de Gabriel Zeni de Oliveira.

“Esse projeto de circulação nasceu com o intuito de levar diferentes linguagens artísticas para comunidades que nem sempre possuem acesso à arte. São comunidades periféricas, não necessariamente por conta de vulnerabilidade social, mas pela distância física dos grandes centros. Então essa itinerância surgiu a partir da vontade de proporcionar fruição artística, algo tão importante para crianças, adolescentes e adultos”, explica Gio.

Instalações do projeto convidam as comunidades à interação. Foto: Giovana Mazzochi/Divulgação

Durante as seis horas em que a exposição permanece em cada comunidade, Gio e Doug promovem a mediação artística com o público, apresentando as esculturas e proporcionando a interação com o projeto literário.

Confira a agenda do Voos da Alma abaixo, que ocorre sempre das 10h às 12h e das 13h às 15h30.

14 de março
Escola Municipal Pe. Vicente Bertoni, em Farroupilha

21 de março
Praça Matriz de Criúva

28 de março
Escola Estadual Maranhão, em São Marcos

3 de abril
Escola Municipal Felipe Jacob Klein, em Vale Real

Promovido pelo Instituto Cultural TARU e realizado por Gio e Doug Artes, o projeto Voos da Alma – Exposição Itinerante conta com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC – Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário