Jocelito Zalla lança novo livro no sábado em bate-papo com Luís Augusto Fischer
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
O livro Simões Lopes Neto modernista: o campo literário e a invenção do autor será lançado no sábado, dia 25 de março, às 16h, na Livraria Taverna (Rua dos Andradas, nº 736 – Térreo da Casa de Cultura Mario Quintana – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). O texto é uma adaptação da segunda parte da tese de doutorado de Jocelito Zalla, que analisa a história da recepção do escritor pelotense e o trabalho de divulgação dos Contos Gauchescos e das Lendas do Sul empreendido por nomes importantes da geração modernista gaúcha, como Augusto Meyer e Erico Verissimo. Na ocasião, o autor participa de um bate-papo com Luís Augusto Fischer, autor da apresentação da obra, que escreve:
“‘Simões Lopes Neto’ e ‘modernismo’ não costumam ser termos associados, e bem pelo contrário: na generalidade do pensamento acadêmico e escolar e da opinião pública letrada, a ideia dominante de ‘modernismo’ rechaça ‘Simões Lopes Neto’, e vice-versa. Como então conceber e admitir essa vizinhança, no título deste excelente livro de Jocelito Zalla? Comecemos pelo mais genérico: os melhores livros da área de Humanidades – incluindo neste rótulo tanto os trabalhos de crítica literária quanto os de Sociologia, História e outros – são justamente os que trazem novidade ao enxergar continuidades onde a maioria enxerga apenas rupturas, e o inverso, mudanças e diferenças onde se costuma observar apenas rotina e mesmice. (…) Munido de um instrumental teórico complexo e rigorosamente em dia com o debate historiográfico, Zalla construiu uma lente nova para um caso de aparência antiga, a obra e a trajetória de Simões Lopes Neto”.
Sobre o autor
Jocelito Zalla é bacharel, licenciado e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio na Université Paris-Sorbonne. É professor do Colégio de Aplicação, do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa História do Brasil República, História Cultural, Historiografia e História da Literatura. Autor de O centauro e a pena: Barbosa Lessa e a invenção das tradições gaúchas (Editora da UFRGS, 2018) e Simões Lopes Neto e a fabricação do Rio Grande gaúcho (Oikos, 2022).

Simões Lopes Neto modernista: o campo literário e a invenção do autor
Jocelito Zalla
246 p.
R$ 48
Letra e Voz
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
