Patrícia do Amaral Borde retorna à poesia em publicação da Editora Urutau
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação
Já está disponível no site da Editora Urutau Refração, mais recente livro de poemas de Patrícia do Amaral Borde. Sobre a obra, Elisa Marder escreve: “Os poemas deste livro traçam imagens entrecortadas, típicas do movimento de refração. A velocidade não é mais a mesma de um segundo atrás, e o que vemos são objetos que parecem partidos. Mas é uma ilusão, tudo permanece onde sempre esteve, nossos olhos é que se movem com mais vagar, despercebidos. Patrícia do Amaral usa as palavras para habitar uma espécie de borda da linguagem; ela toca o limite com as pontas dos dedos, e nos conta com palavras do lado de lá o que viu. A margem não é mais a mesma entre o que vemos e o que somos. Como se o corpo se tornasse um órgão expandido, consciente das ínfimas pequenezas ao seu redor – no fundo, os poemas recolhem inúmeros excertos sobre o encontro, possível e impossível, com o outro, aquele que está sempre um pouco mais além”
Refração tem preço de R$ 50. Confira abaixo dois poemas presentes na obra.
comovida
alcanço a noite
sonhando a
aurora dos
teus cabelos
— pauso
na penúltima
hora dessa
cama breve e
adormeço estas
palavras num
ombro ausente

fosse um futuro
trazendo ontem lembranças
do que não vivi
seguiria plena íngreme imóvel
nas paredes que construirei
com a erosão dos dias
estive no amanhã
quando ouvirei tua voz
de antigamente
somos gestos
no pretérito imperfeito mais que
perfeito do porvirjuntivo
Sobre a autora
Patrícia do Amaral Borde nasceu em 1988 em Niterói/RJ, e vive desde 2019 em Porto Alegre/RS. Poeta, artista, educadora e mãe, é encantada por arte, poesia e crianças. Mestre em Educação (UFF), licenciou-se em Pedagogia e História, com passagem pelas Letras e pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Escreve desde os nove anos, quando iniciou seus diários e se encontrou com a Literatura. Desde 2021, gesta o projeto Palavra Quase no Instagram. Em 2022, publicou o Paragens, seu primeiro livro de poemas, pela editora gaúcha Bestiário

Refração
Patrícia do Amaral Borde
108 p.
R$ 50
Editora Urutau
Comprar aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
