Autoria de mulheres em destaque no dia 23 de março
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Dois eventos neste sábado, em Porto Alegre, reforçam a potência da autoria de mulheres na literatura contemporânea com o lançamento de dois títulos. A memória é uma folha seca, segunda edição do romance premiado na Lei do Livro de Rio Grande, marca a estreia de Joselma Noal no gênero romance e narra a história da espanhola Soledad dos anos 40 aos 90. A protagonista chega na juventude com o sobrinho criança à cidade de Porto Alegre, destroçada pelo assassinato da família na Guerra Civil Espanhola. A narrativa, em primeira e terceira pessoa, intercala capítulos com Soledad no asilo com a história anterior a sua chegada ao local. A obra entrelaça amor, memória e política em uma trama tecida em linguagem poética.
Já a antologia Mulheres minicontam a arte é o segundo livro do coletivo Mulheres de Escrita , em que as autoras (Alessandra Bornhausen Meneghini, Cecília de Souza Borba, Eliane Menezes de Assis da Silva, Giulia Guadagnini, Patrícia Martins Fagundes Cabral e Joselma Noal) mergulham nas emoções provocadas pelas diferentes manifestações artísticas e tecem, por meio da escrita minimalista, o como se sentem como mulheres e, principalmente, como mulheres artistas. A obra é organizada pela própria Joselma, coordenadora do coletivo desde 2021.
O primeiro evento de lançamento das publicações ocorre no sábado, 23 de março, das 14h30 às 16h30, no Bistrô do MARGS (Praça da Alfândega – Centro Histórico, Porto Alegre/RS), e conta com a participação de Adeli Sell e Taiasmin Ohnmacht.
Em seguida, a partir das 18h, as obras serão lançadas no Galpão 1961(Av. Otto Niemeyer, 1961 – Camaquã, Porto Alegre/RS), com a participação de Adeli Sell, Helena Terra e Carolina Panta.

A memória é uma folha seca
Joselma Noal
140 p.
R$ 48,80
Editora Libertinagem
Compre aqui

Mulheres minicontam a arte
Várias autoras
98 p.
R$ 45
Editora Libertinagem
Compre aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
