Jorge Foques, Gláucia de Souza e Yris Tanaka preparam adaptação de espetáculo musical infantil para obra ilustrada
Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
A escritora Gláucia de Souza e a ilustradora Yris Tanaka unem esforços ao escritor, músico e produtor Jorge Foques para celebrar os vinte anos do espetáculo musical Tomou Conta da História, originalmente produzido por Jorge e apresentado pela primeira vez um 2004. No espetáculo, o menino Janja recebe um livro de presente da Floresta Encantada e reencontra várias personagens conhecidas de todos nós.
A publicação, de 92 páginas, apresenta o roteiro original do espetáculo e uma narrativa escrita por Gláucia de Souza, com ilustrações de Yris Tanaka e projeto gráfico de Camila Raposa. O livro apresenta ainda as partituras das canções compostas pelo artista para diferentes espetáculos infantis, teatrais e televisivos, como Pinocchio (adaptação de Edson Mendez), Pingo D´Água em A Cigarra e a Formiga (adaptação de J. C. Rocco) e Sítio do Picapau Amarelo.
Tomou Conta da História está atualmente em campanha e financiamento coletivo pelo Catarse até o dia 25 de setembro. A publicação pode ser apoiada com valores a partir de R$ 85 neste link.
Sobre os autores
Gláucia de Souza é escritora com mais de trinta títulos publicados. É Bacharel e Licenciada em Letras, Português e Literaturas, pela UERJ. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio de Aplicação da UFRGS, de 1994 a 2015. É Doutora em Letras pela PUCRS, Mestre em Educação pela PUCRJ, Especialista em Literatura Infantil pela PUCRS e em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC-RS. Cursou Desenho e Pintura no Atelier Livre Xico Stockinger. Participa de encontros com leitores e mediadores de leitura, em Feiras de Livro e em Programas de Leitura, através de bate-papos com o autor e de oficinas.
Jorge Foques nasceu em Porto Alegre. É cantor, compositor e produtor musical. Criou e produziu diversos espetáculos, incluindo o musical infantil Tomou Conta da História. Sua discografia é formada pelo CD instrumental Cultura Rag e o álbum Avó com composições em cinyanja e iorubá. É autor do tema da boneca Emilia Li Emi Ali Emilia, do programa Sítio do Picapau Amarelo, da Rede Globo. Participou do livro de crônicas Janela do Tempo, organizado por Luiz Fermando Bettella, Editora Altemativa.
Sobre a ilustradora
Yris Tanaka é ilustradora natural de Porto Alegre, formada em Física pela UFRGS. Em 2016, ilustrou o E-book Eu me formei! E agora? Um guia para estudantes de Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo de como proceder no início da vida profissional, da arquiteta e urbanista Simone Silene Dias Seabra. Estreou na ilustração de livros infantis em 2017, com o livro Manual de Interação Monstruosa, de Christina Dias e Milene Barazzetti. Em 2018 ilustrou Doutora dos Livros, de Milene Barazzetti. Em 2018 lançou um projeto pessoal com conjunto de imagens e pequenos textos de sua própria autoria – a série de livretos artesanais Os Animais Entendem, que está em seu segundo volume. Em 2018 também participou da Edição Comemorativa Ilustrada do clássico Lendas do Sul, de João Simões Lopes Neto – uma coletânea de 23 artistas sob a coordenação de Paula Mastroberti.

Tomou conta da história
Gláucia de Souza e Jorge Foques; ils. Yris Tanaka
92 p.
Contribua aqui
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
