Eterna nova paisagem

Alexandre Brito reúne 40 poemas e 40 imagens sobre a Porto Alegre vista a partir da sacada de casa

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Reprodução

O escritor, poeta e compositor Alexandre Brito lança o livro Cidade imaginada – Porto da Poesia no dia 10 de dezembro, às 19 horas, na Livraria Cirkula (Av Osvaldo Aranha, 444 – Bom Fim – Porto Alegre/RS), no Sarau Gente de Palavra. A publicação reúne 40 poemas sobre 40 imagens de Porto Alegre, fotos tiradas sempre de um mesmo ponto, colhidas de um mesmo ângulo, de um mesmo lugar de olhar, a sacada da casa do autor. E daí a grande sacada, que não é sua, mas do Heráclito: “ninguém mergulha na mesma paisagem duas vezes”.

A cidade, mergulhada no seu transitório, e o poeta, imerso na sua impermanência, são a chave para Cidade Imaginada, onde cada poema reinventa a Porto Alegre que se transforma continuamente, como o poeta que a vê: “O encontro da paisagem com meus olhos e de meus olhos com a paisagem, produziu um diálogo singular entre o visual e o verbal”, comenta o autor.

No texto de apresentação, o fotógrafo e professor titular do Instituto de Artes da UFRGS, Luiz Eduardo Achutti, escreve:

“De um espaço determinado — a sacada camarote do apartamento da mãe, como no teatro —, jogou sua âncora para emoldurar o Guaíba, para seu olhar viajar pelas palavras e versos compostos e articulados com suas fotografias. Alexandre veio nos dar a sua Cidade Imaginada, que agora — com este livro nas mãos — passa a ser também nossa cidade”.

Sobre o autor
Alexandre Brito é escritor, poeta e compositor. Escreve e compõe pra gente pequena, média e grande. Seus livros têm sido adotados por escolas e programas de incentivo à leitura de todo o país, como o PNBE e o PNLD-Literário, Biblioteca Itaú Criança, Fundação Educacional de SP, Lendo pra Valer, Adote um Escritor-RS, entre muitos. Integrou o Catálogo Brasileiro da Feira Infantil e Juvenil de Bolonha. Também recebeu reconhecimentos importantes, como o Prêmio Açorianos de Literatura, Prêmio Ages Livro do Ano, 30 Melhores Livros Infantis da Revista Crescer e o prestigiado Prêmio Cátedra Unesco de Leitura. Seu premiado livro, Museu desmiolado, depois de ocupar um andar inteiro do Santander Cultural com a Exposição Museu Desmiolado – Onde Ver Cabe dentro do Olhar, transformou-se num espetáculo teatral com poemas e canções de sua autoria. Produziu em 2025 uma série de vídeos intitulada A Poesia do Castelinho do Alto da Bronze, curtas com o trabalho de 33 poetas contemporâneos de Porto Alegre.

Cidade imaginada – Porto da Poesia
Alexandre Brito
84 p.
R$ 60
Libretos Editora

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

Deixe um comentário