Os ensinamentos de um ficcionista

Foto: Douglas Machado

O mais reconhecido professor de escrita criativa do país, Luiz Antonio de Assis Brasil autografa “Escrever Ficção: Um manual de criação literária” (Companhia das Letras, 2019) na segunda-feira, dia 25 de março, às 19h30min, no Instituto de Cultura da PUCRS – 7º andar da Biblioteca Central Ir. José Otão (Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 16 – Partenon, Porto Alegre/RS). O manual é resultado dos seus 34 anos de experiência como professor na Oficina de Criação Literária da PUCRS.

Com a perspectiva de um ficcionista dialogando com outros ficcionistas, Assis Brasil apresenta ferramentas indispensáveis para a formação de um escritor. Além disso, o autor ressalta o papel da leitura constante de obras literárias para quem quer escrever ― e são essas obras as grandes referências de seus cursos. O livro também contou com a colaboração do escritor e ex-aluno Luís Roberto Amabile.

SOBRE O AUTOR
Luiz Antonio de Assis Brasil nasceu em Porto Alegre, em 1945. Foi violoncelista na orquestra sinfônica da capital gaúcha e posteriormente tornou-se professor universitário, escritor e, de 2011 a 2014, secretário de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Tem pós-doutorado em Literatura Açoriana pela Universidade dos Açores. Fundou em 1985 aquela que é, hoje, a mais antiga oficina literária brasileira em funcionamento no âmbito acadêmico, que também deu origem aos cursos de graduação, mestrado e doutorado em escrita criativa na PUCRS, onde é também Coordenador-Geral do DELFOS – Espaço de Documentação e Memória Cultural. Entre suas premiações, estão o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional em 2001 por “O Pintor de Retratos”; Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores em 2004 por “A Margem Imóvel do Rio”; Portugal Telecom em 2004 pelo mesmo livro, e Finalista do Prêmio Jabuti em 2007 por “A Música Perdida”. Seus romances “Videiras de Cristal”, “Concerto Campestre”, “Um Quarto de Légua em Quarto” e “Manhã Transfigurada” foram adaptados para o cinema. Foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 1997.

Escrever Ficção: Um manual de criação literária
Luiz Antonio de Assis Brasil, colab. Luís Roberto Amabile
400 p.
16 cm X 23 cm
978-85-3593-207-2
R$ 79,90
Companhia das Letras

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s