Memórias de um afeto profundo com Luiz Carlos Schroeder

Em sua estreia na literatura, Luiz Carlos Schroeder compartilha com os leitores as impressões emocionais e históricas sobre seu pai, um descendente de mestres-cervejeiros alemães chamado Ewald: “(…) um homem alto e de ombros largos, forte como uma araucária, mais de um metro e oitenta e cem quilos, um gigante. Diz que no semblante tinha a sisudez de um elevado militar prussiano ou o sorriso de um soldado raso em dia de soldo”, descreve.

Com a morte do protagonista ainda na primeira infância do autor, um monumento de lembranças é erguido sobre relatos e episódios carregados de afeto. Ao final, Schroeder relata como aos dez anos tomou conhecimento da doença do pai e da proximidade da sua morte, que trouxe tristeza, tempos de extrema dificuldade e incertezas à família. Em uma noite, antes de dormir, colocou o pijama e deitou ao lado de Ewald na cama de casal. O pai passou o braço sob o seu pescoço e ambos ficaram aconchegados, um ouvindo a respiração do outro, sem nenhuma palavra, sabendo que era o início da despedida e que a cena não ia mais acontecer. “Aquele braço por debaixo do meu corpo é mais do que um abraço, é a expressão do carinho que naquela noite ele tem para me dar”, relembra.

Sobre o autor
Luiz Carlos Schroeder é pai de quatro mulheres e um homem, paranaense de Toledo cursou Direito na UFPR, em Curitiba. Foi advogado, vereador, professor universitário e juiz do trabalho e atualmente reside na zona rural da Serra gaúcha, onde escreve e cuida de lavandas e oliveiras.

Ewald: um alemão
Luiz Carlos Schroeder
196 pp.
16 cm X 23 cm
978-85-5527-095-6
R$ 48,00
Edições BesouroBox

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s