Ilustrações originais de adaptação em HQ de “A Revolução dos Bichos” ganham mostra na Galeria Hipotética

Arte: Odyr/Reprodução

A Galeria Hipotética, em Porto Alegre, recebe a exposição Quadros da Revolução, Orwell-Odyr a partir deste sábado, 4 de maio, das 11h às 17h. A mostra traz uma seleção de páginas originais de um dos trabalhos de ilustração mais importantes publicados no Brasil em 2018: a adaptação para os quadrinhos do clássico A Revolução dos Bichos, de George Orwell, lançada pela editora Companhia das Letras. A entrada é gratuita e a mostra pode ser conferida até 19 de junho.

O responsável pela empreitada foi o artista gaúcho Odyr, que utilizou a técnica da pintura em tinta acrílica para dar vida aos personagens da obra-prima escrita em plena Segunda Guerra Mundial, lançada em 1945. Desse modo, ele deu forma à narrativa de George Orwell – e aos seus personagens antológicos, como os porcos Napoleão e Bola-de-Neve. O texto causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. Mas não só. Mais de sessenta anos depois, A Revolução dos Bichos se tornou uma alegoria universal sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução política.

A abertura da exposição integra a programação do Dia C, que reúne vários eventos ao longo de todo o sábado em espaços localizados no Polo Distrito C – Distrito Criativo de Porto Alegre. Trata-se de uma ação da comunidade que procura ocupar e valorizar a região a partir da cultura. A agenda completa está disponível neste link.

Sobre o autor
Odyr nasceu em Pelotas em 1967. É autor de dois livros como desenhista – Copacabana, com roteiro de Lobo, e Guadalupe, com roteiro de Angélica Freitas. Publicou quadrinhos e ilustrações nos jornais Folha de S.Paulo, O Globo, Le Monde Diplomatique Brasil, Público (Portugal) e nas revistas Vida Simples e Trip, entre outras. Vive em Pelotas, onde dedica a maior parte de seu tempo à pintura.

Sobre a galeria
A Galeria Hipotética passa do plano das ideias para o mundo real em março de 2015 com o objetivo de ser um espaço múltiplo e dinâmico – de visitação, comercialização, troca de experiências e encontros – e reunir em um mesmo endereço obras, cursos e produtos relacionados aos universos do desenho, da ilustração, da fotografia e das histórias em quadrinhos.

Abertura da exposição Quadros da Revolução, Orwell-Odyr
Sábado, 4 de maio, das 11h às 17h (até 19 de junho)
De terça a quinta, das 14h às 18h. Sexta, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Sábado, das 10h às 14h
Galeria Hipotética (Rua Visconde do Rio Branco, 431, bairro Floresta, Porto Alegre/RS)
Entrada gratuita

Clique para ampliar as imagens

Da assessoria

Literatura RS

Uma resposta para “Ilustrações originais de adaptação em HQ de “A Revolução dos Bichos” ganham mostra na Galeria Hipotética

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s