Aprendendo o novo de novo com Cassio Grinberg

Como adquirir uma nova visão sobre o trabalho e nossas habilidades? Em Desaprenda – como se abrir para o novo pode nos levar mais longe (Belas Letras, 2019), Cassio Grinberg apresenta uma série de exemplos e situações sobre empresas e pessoas que estão tentando desaprender, como o caso da Lego, que anunciou a extinção das peças de plástico até 2030. Elas serão substituídas por versões de polietileno, que tem como base a cana-de-açúcar. Sem medo de mudar radicalmente seus processos, a Lego busca renovação e longevidade através de uma nova visão. Cassio defende que empresas e pessoas precisam agir assim, mas para serem inovadoras precisam primeiro desaprender – se desapegar de modelos antigos.

Consultor estratégico de grandes empresas, formado no ecossistema de inovação de Israel pelo Ministry of Foreign Affairs, mestre em Marketing pelo PPGA/UFRGS e especialista em International Business na London City College, Cassio compartilha muito além de cases de empresas. O autor também traz experiências pessoais, como um simples telefonema ao pai em um domingo de manhã. Ou quando a esposa, após o parto dos gêmeos, ficou internada 10 dias na UTI e outros 22 no quarto, desafiando todos os planos para aquele momento.

No entanto, Desaprenda não foca somente em teoria e exemplos. Ao longo do livro, o leitor é confrontado com situações em que ele próprio é convidado a desaprender e a registrar o novo aprendizado: “Faça um experimento. Escolha um dia desta semana e tente obter informações sem perguntar para o Google. Depois anote aqui como você se sentiu”, pede o autor.

Cassio nos conduz a aprender de novo através de exercícios e, ainda, mostra algumas situações em que o aprendizado pode acontecer com mais facilidade. Durante uma viagem, por exemplo, estamos mais suscetíveis a desaprender. “Desaprender é uma maneira de escapar do óbvio e de ter mais insights. Fugir dos livros técnicos, justamente quando a ideia é o aprofundamento em algum assunto em específico, é também um exemplo”, ensina o autor.

Desaprenda – como se abrir para o novo pode nos levar mais longe
Cassio Grinberg
192 pp.
15 cm X 21 cm
978-85-8174-483-4
R$ 49,90
Belas Letras

Com informações da assessoria

Anúncios
Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s