Alunos da oficina literária de Luiz Antonio de Assis Brasil lançam coletânea

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

A turma de 2018 da oficina literária conduzida por Luiz Antonio de Assis Brasil lança a coletânea de contos Qualquer ontem no sábado, 17 de agosto, das 17h às 20h, no Von Teese Bar (Rua Bento Figueiredo, 32 – Bom Fim – Porto Alegre/RS) No total, 16 autores assinam o livro composto por 30 contos. Nas palavras de Assis Brasil, que apresenta a obra, “predominam textos de natureza intimista, com alguma incidência do uso da primeira pessoa, como seria de se esperar, dado o espírito do tempo e, ainda, da juventude dos que os escrevem”, indicando que, apesar da pluralidade autoral, as narrativas compartilham semelhanças, garantindo harmonia à edição.

Os contos resultam de uma jornada que os autores empreenderam ao longo de dois semestres, nas tardes de quintas-feiras, com Assis Brasil. No texto da orelha, detalha-se um traço que perpassa as histórias: “A memória é também a argila de quem escreve, modelando personagens, enredos e mundos. O escritor é um lembrador de histórias que não viveu e mesmo quando se baseia na própria recordação, percebe que a lembrança é uma fotografia em que as coisas saem do lugar, ganham novos arranjos, passa por mudanças, que sempre são tantas, nas quais muitas coisas se perdem, guardadas no lugar errado, esquecidas em caixas, jogadas com o lixo”.

O texto ainda trata dos universos evocados: “Os contos desta coletânea remexem em malas e gavetas. Encontram recordações cotidianas, aos pedaços, como o primeiro beijo, os desejos proibidos, os afetos e rancores, os aromas da casa, o gosto do mel e do pêssego maduro, a queda de bicicleta e dos dentes”.

Autores
Aline Naomi
Ana Cristina Steffen
Davi Koteck
Fred Linardi
Irka Barrios
Juliana Blasina
Karen Garbo
Lílian Fleury Dória
Luiza Casanova
Michel de Oliveira
R. Tavares
Roseane Rezende de Freitas
Stéfanie Sande
Valentina C. Gindri
Vitor Necchi
Vulpe Lisbôa

Qualquer ontem
Luiz Antonio de Assis Brasil, org.
Contos
128 p.
14 cm x 21 cm
978-85-94187-59-8
R$ 35
Bestiário

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s