Editora Dublinense coleciona sucessos em dez anos

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Criada em 2009 por iniciativa de Rodrigo Rosp e Gustavo Faraon, a Editora Dublinense chega a uma década de vida entregando o que prometeu: a construção de um catálogo eclético, de valor literário e comercial, que contemple a literatura brasileira e estrangeira de ficção, negócios, humanidades, esportes, música e viagens. O zelo em sua produção editorial e a preocupação em trazer para o Brasil autores de diversos países, como Portugal e África do Sul, fazem com que a casa editorial seja reconhecida pela qualidade e pela compreensão da dinâmica do mercado de livros nacional.

A história, porém, mostra que a construção criteriosa de um catálogo sempre esteve na perspectiva dos editores. Já no primeiro título lançado, Sanga Menor, romance de estreia de Cíntia Lacroix, uma surpresa positiva: a obra fora finalista do Prêmio São Paulo de Literatura — uma inauguração auspiciosa para uma editora que começava a vislumbrar o mercado nacional.

Em 2012, a editora deu alguns passos além das fronteiras. Da Argentina, veio a tradução do romance de Gustavo Nielsen, A outra praia. No sentido inverso, autores publicados pela casa tiveram seus direitos de tradução vendidos para o exterior: Gustavo Machado, Tailor Diniz e Carina Luft foram publicados na Alemanha. Na mesma época, a empresa fora convidada a participar da Feira do Livro de Frankfurt pela primeira vez, estendendo seu alcance sobre outros mercados.

No ano seguinte, Vida peregrina, de Mariana Kalil, ocupou o vigésimo lugar na lista dos mais vendidos da Veja, categoria não-ficção, na 42ª semana — feito que valorizou ainda mais todo o catálogo da editora, que nasceu sem muita pretensão a partir do conselho editorial de outra casa porto-alegrense, a Não Editora.

Com o tempo, outras traduções somaram-se aos títulos, além da ampliação dos temas e gêneros literários. O movimento afastou levemente a editora da publicação de novos autores — o que foi corrigido com a inauguração do Terceiro Selo, em 2014.

História será lembrada com promoção e festa

Para celebrar a primeira década de vida e de sucessos, a Dublinense lança uma promoção em sua loja virtual que vai mobilizar seus leitores. Até o dia 31 de agosto, data oficial do aniversário da empresa, a cada R$ 50 em compras de livros no site da editora, o leitor vai receber de presente um livro escolhido pelos editores da casa, podendo ser qualquer título do catálogo.

“Tem muito livro muito bom que a gente publicou no início da Dublinense e que, na época, por uma série de fatores, não recebeu a atenção que merecia”, resume Rosp.“São livros que fizemos com muita dedicação e afinco e que ainda podem ser descobertos. Eu até me sinto em dívida com esses textos”, brinca ele.

Para Faraon, é a oportunidade certa para olhar o passado. “Acho legal prestar essa homenagem aos nossos autores e aos livros que publicamos quando a editora era pouquíssimo conhecida, e que ajudaram a construir o que somos hoje”, comenta ele. “Temos muitos leitores que se aproximaram da editora apenas recentemente, e quem sabe esta seja uma chance de apresentar a eles um pouquinho da nossa história”.

Nas regras da promoção, no entanto, três lembretes: o valor do frete não entra no cálculo da oferta, a promoção não se aplica para compras com cupons de desconto e os livros de brinde não poderão ser trocados, sendo que, para evitar as duplicatas, basta os leitores avisarem no campo “Observações” quais são os títulos que eles já possuem do catálogo.

As comemorações serão encerradas com uma festa no dia 31 de agosto, às 19h, na Livraria Baleia (Rua Cel. Fernando Machado, 85 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS), cuja programação ainda será divulgada.

Acesse!
Loja virtual da promoção

Com informações da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s