Eliane Brum e a arquitetura de um projeto de passado

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Lilo Clareto

Temos vivido de espasmo em espasmo, um espasmo se sobrepondo ao outro, como se vivêssemos numa eterna respiração de afogados que apenas por um instante conseguem subir à superfície. Novo título de Eliane Brum, Brasil, construtor de ruínas: um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro chega às livrarias do país a partir de 21 de outubro, mas leitores já podem adquirir a obra com 20% de desconto pelo site da Arquipélago Editorial.

Neste livro, a jornalista recupera o que perdemos: o processo. A partir de seu ponto de vista sempre singular, ela aponta o que é ruptura, o que é continuidade. Narra as transformações de um país que acreditava ter finalmente chegado ao futuro, mas descobriu-se atolado no passado. Partindo das reportagens e artigos de opinião escritos nos últimos anos, especialmente para sua coluna no jornal El País, ela documenta não só as mudanças objetivas, mas também as subjetivas, às vezes mais determinantes – da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro operário a alcançar o poder, aos primeiros cem dias do governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro. Também analisa temas centrais para a compreensão das duas primeiras décadas deste século, como o crescimento dos evangélicos, o racismo estrutural, a violência que mata os mais pobres, os novos feminismos, a desmemória e o autoritarismo que nos espreita há mais tempo do que admitimos. E interpreta o Brasil a partir da violação da floresta por governos tanto de esquerda quanto de direita. A Amazônia é o “centro do mundo” – e também deste livro.

Sobre a a autora
Eliane Brum, nascida em Ijuí (RS), em 1966, é jornalista, escritora e documentarista. Iniciou na imprensa em 1988 e tornou-se uma das repórteres mais premiadas do Brasil. Publicou sete livros – seis de não ficção e um romance. Pela Arquipélago, lançou A vida que ninguém vê (Prêmio Jabuti de melhor livro de reportagem), A menina quebrada (artigos), O olho da rua (reportagens), meus desacontecimentos (memórias) e Uma duas (romance). Atualmente, é colunista do jornal El País e colaboradora do The Guardian. Vive em Altamira, na Amazônia.

Brasil, construtor de ruínas: um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro
Eliane Brum
304 p.
978-85-5450-031-3
R$ 49,90
Arquipélago Editorial

.

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s