Operação escrita coletiva: Gilberto Fonseca comanda desafio literário noir

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Paulo Pires

.

A rotina de Marco é alterada por um telefonema no meio da noite. Um amor do passado, responsável por parte de sua vida miserável, pede socorro. Centenas de quilômetros depois, um roteiro de intrigas, falsidade e muita violência esperam o ex-policial em uma cidade repleta de perigos.

Cidade Cinza surgiu de um desafio proposto por Gilberto Fonseca a alguns amigos escritores. A partir de três capítulos iniciais, eles deveriam dar continuidade a uma novela policial noir. O prazo para a produção dos capítulos expirava em uma semana, e era fundamental que cada autor terminasse deixando para o próximo escritor uma enrascada criativa. Foram quase seis meses de produção, e o resultado estará disponível para os leitores a partir do próximo sábado, dia 2 de novembro, 19h, em sessão de autógrafos no Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020, segundo andar), durante a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. 

Na orelha, Mario Augusto Pool escreve: “Cidade Cinza é um épico à maneira de Scarface e Os bons companheiros, com todos os personagens lutando pela sobrevivência e por seu quinhão em um mundo onde estar dentro da lei, ou à margem dela, significa apenas a forma como você usa o seu distintivo”. A obra tem como co-autores Marisa Magnus Smith, Bruna Agra Tessuto, Guilherme Rovadoschi, Arthur Menezes, Janaína Steiger, Lola Carvalho, Jonas Saraíva, Helenice Trindade e Duda Falcão.

Sobre o organizador
Gilberto Fonseca estreou na literatura com Contos de Amor & Morte (2017). Em seguida, publicou A Casa no Fim da Rua (2018) e participou de algumas coletâneas de contos, entre elas Contos de Mochila (2018) e Planeta Fantástico (2019). Professor de língua portuguesa e literatura, Fonseca é fã de narrativas policiais. Cidade Cinza é o primeiro resultado de escrita colaborativa do seu projeto Fábrica de Histórias.

.

Cidade Cinza
Narrativa longa
Gilberto Fonseca, org.
96 p.
14 x 21 cm
978-85-53074-59-4
R$ 30
Editora Metamorfose

.

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s