Conexão e mutação: Sérgio Canarim compartilha experiência com meditação em novo livro

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Maurício Tonetto

Com informações da assessoria

Os manuscritos fundamentais da literatura oriental ensinam que a conexão com a transcendência pode ser alcançada por diversos caminhos e a meditação é um deles. É sobre este recorte que o escritor Sérgio Canarim dedica-se em sua vida e, agora, em seu novo livro Esquizo Iluminado – Manual Poético de Meditação. Ao intercalar poesia e prosa, o autor apresenta suas experiências e vivências com a meditação, criando uma poética que instrui a respeito da prática meditativa. A obra ganha sessão de autógrafos na quarta-feira, 11 de dezembro, a partir das 19h, no Dharma Centro de Humanidades (Rua Garibaldi, 1187 – Bom Fim – Porto Alegre/RS).

O livro celebra os efeitos da meditação ao desenhar um contraste do autor em momentos anteriores e posteriores à prática. Os poemas escritos antes foram chamados de ‘esquizo’. A palavra vem do grego skhízo, que significa separar, dividir. 

Já os escritos após o autor iniciar a meditação foram denominados como ‘iluminado’ – não porque quem medita imediatamente se torna iluminado, mas para ilustrar o contraste no estado mental de quem pratica com consistência.

“A meditação nos faz inteiros em relação às forças que compõem nosso ser. Leva o nosso ser inteiro a ser um com os outros seres e com o próprio cosmo, numa derradeira experiência transcendental”, explica Canarim. 

Antes do lançamento, das 16h30 às 18h30, ocorre um workshop de meditação tradicional e ativa para quem adquirir as recompensas disponíveis no Catarse. Elas podem ser conferidas no link https://www.catarse.me/esquizo_iluminado até o dia do evento.

Sobre o autor
Sérgio Canarim é poeta, formado em Filosofia pela UFRGS e Direito pela PUCRS. Em 2015, publica seu primeiro livro: Filhos do Vácuo. Em 2017, lança O Absoluto e o Pós-Homem, obra inaugural de sua própria filosofia que cria novas possibilidades de discurso sobre o Ser, além de refletir sobre o futuro da humanidade. Hoje, dedica-se à meditação e ao tantra como práticas de cura e expansão da consciência.

Esquizo Iluminado – Manual Poético de Meditação
Sérgio Canarim
Poesia e prosa
146 p.
14 x 21 cm
978-85-94187-88-8
R$ 40
Editora Bestiário/Class

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s