Instituto Ling apresenta programação do primeiro semestre

Texto: Assessoria
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

O Instituto Ling divulga a programação completa do primeiro semestre de 2020. A partir do dia 12 de março, o público poderá conferir mais de cem atividades, em diferentes áreas do saber, que vão movimentar o centro cultural em Porto Alegre até o mês de julho.

LRS selecionou as atividades na área da literatura, e suas intersecções, já agendadas pelo espaço cultural. Confira abaixo!

A partir deste semestre, o público poderá conhecer um projeto inédito que compara e discute adaptações entre a literatura e o cinema. Nestes encontros, o jornalista e crítico de cinema Roger Lerina e o escritor Pedro Gonzaga irão analisar diferentes aspectos artísticos e culturais de obras marcantes, em sessões comentadas de filmes selecionados. A estreia ocorre no dia 28 de abril, comparando o clássico Macbeth, de Shakespeare, com a obra cinematográfica do diretor australiano Justin Kurzel. O projeto ainda terá outras duas edições: no dia 5 de maio comparando a novela Morte em Veneza, de Thomas Mann, com o filme homônimo de Luchino Visconti; e no dia 30 de junho discutindo as diferenças entre o romance Me chame pelo seu nome, de André Aciman, e a obra cinematográfica de Luca Guadagnino.

O centro cultural também realizará novas edições de projetos literários que já são famosos entre o público, como o Poesia no Ling, que, em seu primeiro encontro de 2020, contará com a professora de literatura Márcia Ivana Lima e Silva falando sobre a produção lírica de Caio Fernando Abreu em uma aula especial no dia 18 de março. Haverá também a segunda edição do curso English Through Literature, projeto ministrado pelo escritor e tradutor Patrick Holloway que alia o prazer da literatura à prática do inglês (9, 16 e 23 de junho).

Divulgação/Facebook

Já a nova temporada do Clube de Leitura inicia em 23 de março, com o cineasta Carlos Gerbase apresentando Gertrudes e Cláudio, romance do norte-americano John Updike que conta a história da mãe do famoso personagem Hamlet. O projeto que promove encontros dedicados à leitura e à discussão de romances referenciais na literatura mundial também terá como tema a obra Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, em aula ministrada por Kathrin Rosenfield dia 13 de abril; Odisseia, de Homero, em encontro com o professor Cláudio Moreno dia 11 de maio; e A Morte da Terra, de J. H. Rosny Ainé, apresentado pela escritora, publicitária, atriz e jornalista Paula Taitelbaum no dia 22 de junho.

Com o objetivo de compartilhar conteúdo a partir de abordagens inovadoras, o Instituto Ling promoverá mais uma vez o ciclo de palestras Ciência Fora da Caixa. A cada encontro, um novo convidado apresentará um amplo painel sobre os mais diferentes temas que envolvem a vida em sociedade, oferecendo novas perspectivas que impactem nossa qualidade de vida e pensamento crítico. A primeira atividade do ano será com o escritor Fabrício Carpinejar falando sobre como ser feliz no amor (24 de março). Já no dia 14 de abril, o jornalista Eduardo Bueno ministrará a palestra Estilhaços de memória: Ginsberg, Kerouac e eu. No dia 12 de maio, José Carlos Souto vai tirar todas as dúvidas sobre a dieta low carb, e no dia 9 de junho, o médico J. J. Camargo discutirá com o público as vantagens de ser velho.

Projeto que foi sucesso no Instituto Ling em 2018, o sarau cultural Qual a Diferença? está de volta para uma nova temporada promovendo encontros gratuitos com o público, comandados pela jornalista Thaís Furtado e com convidados especiais. Durante as atividades, as discussões e bate-papos partem de comparações de palavras com significados próximos. A primeira edição do ano acontece no dia 27 de março debatendo Cinismo e Ironia com o escritor André Czarnobai e o filósofo Álvaro Valls. Nos demais encontros, o escritor Daniel Galera e a gerontóloga Guite Zimerman falam sobre Saudade e Nostalgia (24 de abril), Larisse Moraes e Marcos Rolim discutem Preconceito e Discriminação (29 de maio) e Paulo Gleich Ricardo Chaves abordam diferentes aspectos de Vaidade e Orgulho (31 de julho).

O Instituto Ling fica na Rua João Caetano, 440, bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. Acesse o site acesse www.institutoling.org.br para conferir a programação completa com atividades de outras áreas e informações sobre inscrições.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s