Docentes da PUCRS criam playlist com leitura de textos em prosa e poesia


Texto: Assessoria
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

“Quando nasci, um anjo esbelto, desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira”. E assim começa a leitura do poema Com licença poética, de Adélia Prado, pela voz de Janaína de Aguiar, professora da Escola de Humanidades da PUCRS. Criado por docentes dos cursos de Escrita Criativa e Letras – Língua Portuguesa, o projeto Hora da Leitura tem por objetivo levar a literatura até o público durante o período de quarentena causado pela Covid-19. Para ter acesso ao material, basta conferir a playlist no YouTube da PUCRS. 

“A ideia é aproximar um pouco mais professores e professoras dos alunos e alunas neste momento. É para deixar a literatura nos ajudar a processar tudo o que está acontecendo, e compartilhar textos que amamos”, explica Bernardo Bueno, coordenador do curso de Escrita Criativa.  

Os áudios gravados pelos professores foram enviados pelo Moodle e pelo WhatsApp para as turmas. Com a boa repercussão entre os ouvintes, o conteúdo foi disponibilizado também para toda a comunidade nas redes sociais dos professores, atingindo um público maior e entusiasmado com a ideia. “É tão bom ouvir a voz dos professores! Com as leituras, eu me sinto abraçada nesta quarentena”, comenta a aluna Jennifer Rodrigues, do curso de Letras – Língua Portuguesa.  

“Somos professores das Letras, trabalhamos com textos, com literatura, com criação. A pandemia também promoveu a introspecção; as pessoas precisaram olhar para dentro, lidar com a angústia e com o medo. Por isso, a literatura é tão importante nesses momentos, porque ela nos inspira, nos desacomoda, nos toca, faz com que acreditemos em dias melhores”, conta Paulo Kralik, coordenador do curso de Letras – Língua Portuguesa. 

Um projeto, muitas vozes 

Para que as leituras narradas chegassem a todos os ouvintes, vários docentes se envolveram no projeto. Entre eles: Bernardo Bueno, Ana Wertheimer, Vera Pereira, Maria Eunice Moreira, Ana Márcia da Silva, Ricardo Barberena, Janaína Aguiar, Maria Tereza Amodeo, Altair Martins, Luís Roberto Souza Júnior, Paulo Ricardo Kralik e Antonio Hohlfeldt. 

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s