Cristiano Bastos lança projeto de livro sobre discografia do Rock Gaúcho

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Já está no ar a campanha de financiamento coletivo para a publicação do livro 100 Grandes Álbuns do Rock GaúchoO projeto, que é idealizado pelo jornalista e escritor Cristiano Bastos (um dos autores de Gauleses Irredutíveis – Causos e Atitudes do Rock Gaúcho; e das biografias Júpiter Maçã: A Efervescente Vida & Obra; Julio Reny – Histórias de Amor & Morte; e Nelson Gonçalves – O Rei da Boemia), terá projeto gráfico do designer Rafael Cony.

Reprodução

O livro 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho é uma obra que vai apresentar, através de resenhas, os discos que serão eleitos por meio de um corpo de jurados formado por notórias personalidades da música, arte e cultura do Rio Grande do Sul, entre as quais músicos, jornalistas e produtores do Estado e também do Brasil. Serão, ao todo, cem jurados, os quais elegerão os álbuns mais representativos feitos no RS em todos os tempos. Haverá também uma escolha do público (a qual será realizada no grupo dos 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho no Facebook), que poderá eleger um disco entre os seus prediletos. O álbum eleito ganhará o selo indicativo “Escolha do Público”.

Reprodução

Será colocada em votação a produção discográfica produzida no RS desde anos 1950 (quando se tem o registro da primeira música “rock” feita no Estado: Stupid Cupid, com o Conjunto Farroupilha) até os dias hoje. Segundo Bastos, que tem passagens por revistas como a Rolling Stone Brasil, Bizz, entre outros veículos da imprensa musical, ainda que o nome “rock” intitule o livro, outros gêneros musicais – do pop ao soul, do metal ao punk, do funk ao samba rock – não ficarão de fora.

Cada título presente no livro ocupará duas páginas que vão trazer, além da respectiva resenha, boxes contendo curiosidades envolvendo as gravações e outras informações, com um design ricamente ilustrado apresentando, entre outros materiais gráficos, imagens das artes originais das capas, contracapas e encartes. As páginas, por sua vez, apresentarão um layout com informações sobre o nome da gravadora ou selo pelo qual o disco foi lançado, títulos das músicas e suas respectivas autorias, além de ícones identificando o tipo de lançamento (fita cassete, LP, CD, streaming).

Com um acabamento luxuoso, incluindo capa dura e uma sobre-capa especial, 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho terá 264 páginas coloridas em papel couché e os seguintes capítulos:

100 Grandes Álbuns
Capítulo principal, com 200 páginas (duas para cada álbum), apresentando uma compilação de cem discos essenciais na discografia da música jovem do Rio Grande do Sul, eleitos por um corpo de jurados e votação do público.

Reportagem Especial
Matéria assinada pelo jornalista e escritor Cristiano Bastos sobre a evolução da fonografia do pop e do rock no Rio Grande do Sul, com aprofundado texto em 36 páginas ricamente ilustradas com fotos e imagens.

Compactos/EPs
Capítulo especial com quatro páginas destinado aos mais importantes compactos e EPs lançados na história fonográfica do pop e rock do Rio Grande do Sul, com resenhas e imagens das capas.

Coletâneas
Capítulo destinado às coletâneas mais importantes lançadas no Rio Grande do Sul em todos os tempos, com resenha e imagem das capas em quatro páginas.

Bootlegs
Capítulo de quatro páginas destinado às mais célebres bootlegs do rock gaúcho (registros raros, ao vivo e gravações pirata), com resenha e imagem das capas.

O objetivo, segundo o autor, é que 100 Grandes Álbuns do Rock Gaúcho seja apenas o primeiro volume de uma série cuja intenção, sobretudo, será valorizar a memória musical do Rio Grande do Sul. A previsão de lançamento do livro será em meados de 2021. Objeto de colecionador, a tiragem da obra, inicialmente, será de mil cópias.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s