Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Nesse ano atípico, o FestFronteira desmaterializou-se.
O já tradicional festival literário que acontece anualmente na cidade fronteiriça de Bagé, no interior do Rio Grande do Sul, e que já recebeu nomes como Gustavo Ávila, Luisa Geisler e Samir Machado de Machado em sua programação, acontecerá de forma on-line em 2020. O evento manterá um formato próximo do original, tentando manter o tom descontraído das mesas, buscando aproximar o leitor do escritor nacional contemporâneo e sempre visando a formação de público. Justamente por isso, além da edição aberta ao público, têm acontecido edições exclusivas para professores, mediadas pela Vera Medeiros, professora do curso de Letras da Unipampa.
O evento ocorre nos dias 25, 26 e 27 de agosto, sempre às 20h no YouTube e no Facebook.
O FestFronteira Literária foi idealizado pelo escritor Rodrigo Tavares e é organizado com a ajuda dos escritores Fernando Risch e José Francisco Botelho, além da parceria da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), através da professora Vera Medeiros.
Em 2020, a programação buscou priorizar autores de outros estados, uma vez que no evento presencial, que é totalmente independente, há grande dificuldade de leva-los a Bagé, principalmente em razão dos custos envolvidos.
Todas as informações e links para acesso estarão na página do evento no Facebook e no Instagram.
Programação
25 de agosto
Um retrato de Machado de Assis: entre ficção e história
Gabriela Silva
Roberta Flores Pedroso
José Almeida Júnior
26 de agosto
Do Pampa ao sertão
Vera Medeiros
José Francisco Botelho
Paulo Raviere
27 de agosto
Literatura e deslocamentos
Ivandro Menezes
Débora Ferraz
Bruno RIbeiro
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.