Invenções poéticas em uma cidade concreta

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

“Foi por acaso, quando menos esperava, enquanto caminhava distraído pelas margens do Rio Guaíba. Meus pés ao afundarem na areia fofa tocaram num objeto estranho. No começo, pensei ser um bicho morto, mas ao desenterrá-lo, com os pés mesmo, percebi tratar-se de um livro… Não dava para ler nada do que estava escrito. A tinta de uma folha se misturara com a da outra e viraram manchas coloridas, desaparecendo todas as suas letras. Naquele dia, o que me atraiu, além de sua aparência externa, foram as páginas borradas cheias de cores indefinidas. A capa tinha um título indecifrável, faltavam-lhe letras. Só depois de muito tempo, praticamente toda a minha vida com aquelas letras capengas martelando em minha cabeça, juntei-as, as ausentes com as que apareciam, e se compôs Os Portoalegríadas. Um título esquisito que depois pareceu fazer sentido”. É dessa forma imaginativa que Cláudio Levitan explica o processo de criação de seu mais novo título. Os Portoalegríadas, uma fábula para cidade utiliza uma linguagem poética para contar histórias de uma cidade e de personagens que reforçam a inventividade pela qual o autor é reconhecido.

Através de personagens como a sofrida Imagnália e o atormentado Nenhures, Levitan tece comentários sobre a vida e a cidade, “tudo rimado e com ritmo, que deve ficar bem interessante de ler em voz alta, para se divertir e, mais uma vez, para despertar a consciência”, diz Luís Augusto Fischer no prefácio, que ainda completa: “Cláudio Levitan é o artista da nossa aldeia”.

Os Portoalegríadas já está à venda no site da Editora Bestiário em formato digital. O lançamento ocorre no dia 2 de setembro, às 20h, no Facebook do autor.

Sobre o autor
Cláudio Levitan nasceu em Porto Alegre em 1951. Formado em Arquitetura pela UFRGS. Mestrado em Habitação Popular pela Newcastle-Upon-Tyne University, Inglaterra. Gravou seis discos e recebeu seis prêmios. Publicou cinco livros, participou de quatro antologias. Ganhou Prêmio Açorianos de Literatura Infantil.

Os Portoalegríadas, uma fábula para a cidade
Cláudio Levitan
94 p.
978-85-94187-96-3
R$ 15
Class/Bestiário

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s