PUCRS oferece segunda edição de curso de escrita poética

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

O Curso de Extensão Escrita Criativa: o texto poético tem o objetivo de proporcionar uma experiência com a poesia, estimulando a criação de possibilidades poéticas enquanto oferece recursos técnicos para o reconhecimento de noções relacionadas com a lírica na história, sonoridade, ritmo, metro e demais aspectos da escrita poética. Os professores e escritores Diego Grando e Moema Vilela conduzem a atividade que ocorre de 10 de novembro a 21 de dezembro em ambiente on-line.

Serão propostos exercícios para a escrita de versos livres e de formas fixas. Ao final do curso, os alunos e alunas deverão ser capazes de reconhecer a gênese da criatividade artística; das especificidades da criação poética em diferentes compreensões históricas, do romantismo à contemporaneidade; de identificar e compreender recursos imagéticos e sonoros de impacto na escrita poética, escrever textos poéticos, e de pensar a criação literária como um processo contínuo de criação, correção e edição.

A atividade é promovida pela Escola de Humanidade da PUCRS e é destinada a todos os interessados. Confira a programação abaixo.

Escrita Criativa: o texto poético;
Introdução à Escrita Criativa e definições de poesia/ As formas fixas/ Poema em prosa e
prosa poética;
O som no poema/ A imagem/ Expressão de sentimentos… e o que mais?

Mais informações aqui

Sobre os professores
Diego Grando é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Possui Licenciatura em Letras pela UFRGS, é Mestre em Teoria da Literatura – Escrita Criativa pela PUCRS e Doutor em Estudos de Literatura na UFRGS. Também é poeta e já lançou os livros: Spoilers, Sétima singular, 25 Rua do Templo e Desencantado carrossel. Em 2019, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Poesia por seu livro Spoilers. Desde 2013 integra o elenco do Sarau Elétrico, em Porto Alegre.

Moema Vilela é escritora e jornalista, doutora em Letras, professora nos cursos de Escrita Criativa e Letras na PUCRS. Autora de A Dupla vida de Dadá (Penalux, 2018), Guernica (Udumbara, 2017), Quis dizer (Udumbara, 2017) e Ter saudade era bom (Dublinense, 2014), finalista do Açorianos de Literatura. Publicou contos e poesias em revistas literárias e em diversas antologias. Graduada em Jornalismo (UFMS), mestre em Linguística e Semiótica (UFMS) e em Escrita Criativa (PUCRS). 

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s