Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio
“O fato de que sou uma escritora: uma mulher escritora, não uma dona-de-casa que escreve, mas alguém cuja existência, em sua totalidade, é comandada pelo ato de escrever”. Simone de Beauvoir assina a epígrafe do novo livro de Ana Dos Santos, Pequenos grandes lábios negros, obra que integra a coleção Mulherio das Letras, publicada pela Venas Abiertas Editora Popular, de Minas Gerais.
Dividida em três partes, intituladas Poeróticos, Língua e Poenegros, a obra aprofunda alguns dos temas abordados em Poerotisa, lançamento de 2019 que celebra a voz feminina e feminista da poética negra. O formato pocket da edição contrasta com a gravidade de alguns versos, como:
Eu já morri cem vezes,
arrastada pelos cabelos, nas fogueiras da inquisição,
nos campos de concentração,
na escravidão da mulher negra.
Eu já morri mil vezes,
naquele aborto que não deu certo,
quer dizer,
naquele aborto que matou duas vidas,
mas,
foi melhor assim!
Às vezes é melhor morrer mesmo.
Sobre a autora
Ana Dos Santos é professora de Literatura Brasileira e poetisa. Mestranda em Estudos Literários Aplicados do PPG Letras/UFRGS, ministra a oficina de escrita criativa Mulher Negra, Meu Corpo, Minha Voz. Tem dois livros publicados: Flor (2009) e Poerotisa (2019). Faz parte do catálogo Intelectuais Negras Visíveis (UFRJ) e é Acadêmica de Letras do Brasil/Rio Grande do Sul na cadeira 100 com a patrona Lélia Gonzales.

Pequenos grandes lábios negros
Ana Dos Santos
Poesia
80 p.
10 x 15 cm
R$ 30
Venas Abiertas
Compre com a autora (link externo)
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
Ana dos Santos…
Uma mulher de palavras
Fortemente dengosa re-escrevendo uma história destorcida na cor e nos fatos.
Ana Santos…
Retira o “ponto final” e troca por vírgula…
Tem muita intriga, coisas não ditas, muito menos escritas…
CurtirCurtir
A Ana dos Santos🌹🌹🌹Parabéns a essa linda e guerreira mulher que significa muito em minha vida🙏Lindas, sinceras e profundas palavras fazem dos teus poemas serem únicos e especiais 🌹🌹🌹 Te amo amiga e comadre ❤️❤️ Vcs moram n meu ❤️
CurtirCurtir
Me sinto honradamente representada por esta preta linda!
Mulher de conteúdo, profissionalismo, garra e dona de saberes e sabores!
CurtirCurtir