Do que fala o terror escrito por mulheres?

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Silenciamentos, desumanização, domesticação, repressões diversas. Estes são alguns dos temas aos quais 14 autoras se dedicam em Coven. Lançamento da editora passo-fundense Desdêmona, a antologia de contos apresenta um grupo coeso de escritoras dedicadas ao gênero do terror. Aline Ribeiro, Carol Ferraz, Jéssica da Rós, Josiane Muller, Kendra Maria, Lissara Alves, Luciana Lhullier, Ludimila Ferreira, Márcia Pigatto, Mayara Tavares, Michele Muliterno, Priscila Stormowski, Sergia A. e Vanessa Paz são as autoras que integram a publicação. Investindo na atmosfera e na construção de enredos, os contos de Coven erguem tensões e deixam impressões marcantes na imaginação da pessoa leitora.

“É nas meninas que se deposita as feridas abertas e purulentas da família e da sociedade. São as meninas que devem controlar seus sentimentos, ajeitar sua postura, silenciar seus desejos, aceitar, enfim, seu lugar de ornamento no seio familiar” escreve a organizadora Luciana Lhullier no prefácio. “Não é de se surpreender então, que os fantasmas que assombram a vida de uma mulher sejam, frequentemente, da ordem dos relacionamentos e dos desejos não realizados. O uso de elementos metafóricos e sobrenaturais de certa maneira torna mais digeríveis sentimentos, dores e memórias cuja força seria praticamente impossível de suportar de uma forma mais fincada na realidade concreta”, completa.

Confira o treco inicial do conto Bodas de Piche, de Carol Ferraz:

Toda noite era a mesma coisa… Já havia duas semanas. Ela ia pra cama, deitava-se, fechava os olhos e dentro de alguns segundos começava a sentir uma presença. Quando abria os olhos, no canto do quarto, entre a porta e uma sapateira estava aquela sombra. Algumas noites a sombra ficava parada no canto, ronronava quase como um gato… Aquela vibração estranha. Nessas noites ela até conseguia dormir. Mas em outras, agora cada vez mais frequentes, a sombra vinha em sua direção, aos passos. Não, não era uma sombra que flutuava, ela caminhava como gente.

Coven conta com ilustrações de Renato Britto e está disponível no site da editora.

Coven
Várias autoras; Luciana Lhullier org.
Contos
192 p.
R$ 50
Editora Desdêmona
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s