Grupo prepara montagem de espetáculo inspirado em obra de Caio Fernando Abreu

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação/TPQN

Com as apresentações prejudicadas em função da pandemia de Covid-19 desde 2020, o grupo Teatro Por Que Não?, de Santa Maria, prepara para o o final do semestre, na expectativa de retorno de alguma normalidade às cidades gaúchas, a estreia do espetáculo Pode ser que seja só o leiteiro lá fora, adaptação do texto homônimo de Caio Fernando Abreu.

A montagem faz parte de um projeto aprovado em um edital do Fundo de Apoio à Cultura do RS, ainda em 2019. O edital premiava espetáculos que propunham montagens inspiradas em textos de dramaturgos gaúchos.

“O texto que escolhemos foi censurado pela ditadura por vários anos. E uma das propostas do projeto é jogar luz a uma obra que ficou bem menos valorizada do que poderia ter sido. Em um momento no qual o Brasil enfrenta uma escalada autoritária e com desejos de que a repressão aos artistas se dê em diferentes instâncias, percebemos o quanto é relevante mostrar como é perigoso a censura e como isso pode prejudicar muito a sociedade”, reflete Felipe Martinez, diretor da companhia e do espetáculo.

Com estética característica dos anos 70, Pode ser que seja só o leiteiro lá fora será visualmente farto, com figurinos, cenário, objetos de cena e iluminação minuciosamente trabalhados para retratar a época. A trilha sonora será criteriosamente elaborada, em linguagens que passeiam por diferentes estilos em destaque da década, principalmente o rock n’ roll.

O espetáculo tem previsão de estreia para junho, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria, e também prevê uma apresentação no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s