Instituto de Leitura Quindim promove II Seminário de Debates sobre o Dia Internacional das Mulheres


Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre arte de divulgação

O Instituto de Leitura Quindim promoverá o evento Entre a Espada e a Rosa – II Seminário de Debates sobre o Dia Internacional das Mulheres, que pretende discutir assuntos pertinentes ao universo feminino, com nomes de grande representatividade no cenário político, educacional, literário, social e de gênero no Brasil e no mundo. As conversas online e gratuitas serão nas redes sociais da entidade, nos dias 8, 9, 10, 11 e 12, às 19h e no dia 14, às 15h. Interessados em receber o certificado de participação precisam fazer a inscrição aqui (link externo).

Entre a Espada e a Rosa teve a primeira edição realizada em 2020, quando a homenageada foi a escritora e artista plástica Marina Colasanti, uma importante personalidade que representa a luta da mulher na sociedade brasileira e que esteve na construção dos direitos da mulher inscritos na Constituição Brasileira de 1988. Em 2021, a homenageada do seminário é a deputada federal constituinte, primeira mulher negra no Congresso Nacional e autora da Lei Aldir Blanc, Benedita da Silva. Ela estará acompanhada de outras expoentes em suas áreas, como as escritoras indígenas Graça Grauna e Eliane Potiguara, a pedagoga indígena Raquel Kubeo, a vereadora caxiense Denise Pessoa, a pesquisadora Roberta Saldanha, as escritoras Maria Valéria Rezende, Natália Borges Polesso e Alessandra Rech, a professora na Faculdade de Educação de Harvard, Claudia Constin, a educadora Pilar Lacerda, a vice-prefeita de Caxias do Sul Paula Ioris, a escritora e ilustradora Ana Thomas Terra, poeta Tom Grito e a especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade Márcie Vieira.

“Nossa semana de homenagem às mulheres é reflexo da nossa biblioteca que possui inúmeros livros de literatura infantil e juvenil que discutem as temáticas que envolvem o universo feminino. São discussões sociais fundamentais que todo o equipamento cultural preocupado com a educação brasileira precisa abordar”, afirma o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.

Os debates promovidos pelo Quindim são a celebração de uma revolução irreversível iniciada na pandemia de Covid-19, conforme avalia Maria Valéria Rezende. “Esse momento mundial está comprovando que quem está sendo capaz de cuidar do mundo e da vida humana é a mulher. Após anos de supremacia masculina e branca temos o reconhecimento de uma virada na história, que vem cheia de novidades, criatividade e força lideradas por mulheres, muitas negras e indígenas, caladas durante tanto tempo”, afirma.

Confira a programação completa abaixo.

08/03 – Mulher Indígena na sociedade contemporânea – Graça Graúna e Eliane Potiguara

Mediação: Raquel Kubeo

09/03 – Mulher negra nos espaços da política pública – homenageada à deputada federal Benedita da Silva

Mediação: vereadora Denise Pessoa

10/03 – Mulher e Literatura – Maria Valéria Rezende e Natália Polesso

Mediação: Alessandra Rech

11/03 – Mulher e Educação – Cláudia Constin e Pilar Lacerda

Mediação: vice-prefeita Paula Ioris

12/03 – Mulher e Gênero – Ana Thomas Terra e Tom Grito

Mediação: Márcie Vieira

14/03 – Leia Mulheres – Leitura e discussão da obra “A moça tecelã”, de Marina Colasanti

Mediação Roberta Saldanha

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s