Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre arte de divulgação
O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado o maior circuito literário do Brasil, será lançado nos dias 18 e 19 de março em um seminário, que será transmitido pelo canal SescBrasil no YouTube (link externo). O evento reunirá grandes nomes da literatura nacional, como o jornalista e ativista indígena Ailton Krenak. Pelo segundo ano, todo o circuito ocorrerá em formato on-line em função da pandemia da Covid-19. Cerca de 40 escritores, poetas, contadores de histórias, entre outros, participarão do projeto que busca promover a literatura nacional por meio de leituras, debates, oficinas e contação de histórias. A programação do circuito terá início no dia 22 de março, se estenderá até dezembro e será transmitida pela página do projeto no Facebook (link externo). Essa é a quinta edição do Arte da Palavra.
Além de Ailton Krenak, os dois dias do Seminário terão a participação dos escritores Bruno Ribeiro, Taylane Cruz e Claudia Lage; da poeta e professora de História da Arte, Elimacuxi; do vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2017, João Meirelles Filho; da poetisa e artista-pesquisadora, Patrícia Galelli; do dramaturgo e Doutor em Literatura Comparada, Wilson Coêlho; e do idealizador e responsável pelo projeto “Guia de Leitura”, Gelson Bini. Nos debates, serão tratados temas como a busca do diálogo entre as muitas vozes que costuram o texto do país; as representações literárias do Brasil profundo na sua diversidade cultural e simbólica; o corpo como matéria e metáfora possível para a criação literária; e o desafio da produção literária como ação estética e política no contexto atual. Durante o Seminário, também ocorrerá o lançamento da décima edição da Revista Palavra, publicação literária anual.
Confira a programação do seminário abaixo.
18 de março, 14h
Carlos Artexes Simões (diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc) e Lucia Prado (diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc)
14h15 às 15h45
É possível traduzir os múltiplos brasis? – a busca do diálogo entre as muitas vozes que costuram o texto/tecido do país. Com Ailton Krenak e Bruno Ribeiro, mediação de Marta Barcellos
16h às 17h30
Poéticas de carne e pele – o corpo como matéria e metáfora possível para a criação literária. Com Patrícia Galelli e Taylane Cruz, mediação de Anielle Oliveira
19 de março, 14h às 15h30
Palavras da terra – as representações literárias do Brasil profundo na sua diversidade cultural e simbólica. Com Elimacuxi e João Meirelles Filho, mediação de George Belisário
16h às 17h30
Escrever literatura para reescrever o Brasil – o desafio da produção literária como ação estética e política no contexto atual do país. Com Claudia Lage e Wilson Coêlho, mediação de Guilherme Ramos.
18h
Apresentação Era outra vez, com Gelson Bini
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.