Kathrin Rosenfield estreia podcast sobre Shakespeare

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

Pai da consciência, inventor do humano, o bardo. Ao longo dos últimos 400 anos, não foram poucas as denominações usadas para exaltar o dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare e o alcance de sua obra. Seja você um Shakespirado de carteirinha ou um iniciante curioso em entender por que Shakespeare é mesmo tudo isso, há agora um podcast feito para você. Com apresentação da filósofa e tradutora Kathrin Rosenfield e produção da Mínima, Shakespeare à Meia-Noite é uma série de cinco programas disponibilizados no Spotify, Deezer e Apple Podcasts às sextas-feiras, cuja estreia ocorreu no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e data em que o dramaturgo teria morrido, em 1616.

O primeiro programa aborda em linhas gerais o que faz das peças de Shakespeare obras totalmente únicas no panorama de seu tempo, marcando um rompimento radical com a tradição das peças de caráter edificante e religioso que eram a marca do teatro popular na Idade Média imediatamente anterior, além de demonstrar a complexa exploração da psique dos personagens criados pelo bardo, que servem de inspiração para contadores de histórias até hoje.

“Shakespeare oferece um teatro bem distinto. É de Shakespeare que vem o refinamento oficinal e os frissons de sua corda bamba dramática, o seu teatro, o seu modo de encenar e sua coragem de desafiar as censuras e os costumes” – apresenta a pesquisadora no programa.

O programa também explica por que Shakespeare é muitas vezes apontado como o “inventor do humano”, na formulação do crítico Harold Bloom, pela maneira como tornou a introspecção um elemento tão importante na construção da personalidade e das ações de seus personagens.

“Os personagens de Shakespeare nos parecem familiares e excepcionais. E, ao mesmo tempo eles nos oferecem insights luminosos nos abismos incomuns da alma e da mente” – diz Kathrin.

Confira a agenda da programação:

Episódio 01
23 de abril
Shakespeare o Inventor do Ser humano

Episódio 02
30 de abril
Shakespeare e as mulheres

Episódio 03
07 de maio
Shakespeare: trauma e violência

Episódio 04
14 de maio
Shakespeare e a ciência

Episódio 05
21 de maio
Shakespeare e a maternidade

Podcast Shakespeare à Meia-Noite
Apresentação de Kathrin Rosenfield
Disponível no canal da Mínima no Spreaker e nos agregadores de podcast: Spotify, Deezer, Apple Podcast, entre outros

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s