Oficina gratuita de fotografia-vídeo-escrita tem inscrições abertas

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

“Por alguns momentos, não sabemos o que será do amanhã, e nos perdemos nos anseios, mas uma noite com lua cheia ajuda nessa reconexão. Enquadro da minha janela, nos espaços da tela, quadros. Enquadro com meu olhar e trago pra dentro. Dentro de mim. Dentro de nós. E assim, um dia de cada vez, passamos esse tempo tão intenso.”

Uma vídeo-poesia, fruto da pesquisa de linguagens e da relação das fotografias de Kátia Bressane com os escritos de Raquel Grabauska (como o fragmento acima), será o ponto de partida da oficina de criação Pela Janela – fotografia-vídeo-escrita.

A atividade será realizada em 8 encontros virtuais, de 60 minutos, às segundas e quintas, das 19h30 às 20h30, a partir do dia 7 de junho. As artistas-orientadoras Kátia Bressane, Raquel Grabauska e Vika Schabbach apresentarão a vídeo-poesia para instigar cada participante a perceber o mundo pela sua janela, dando ênfase à importância que há no ato de parar para enxergar, no ato de olhar para escrever, e, por fim, contar a sua história de um jeito lúdico e inovador.

Gratuitas, as inscrições para a oficina criativa Pela Janela estarão abertas até o dia 03 de junho pelo whatsapp (51) 99684-3352 ou pelo formulário neste site (link externo) . As 20 vagas serão destinadas a moradoras e moradores, a partir de 16 anos, de comunidades em vulnerabilidade social, com prioridade de inscrição para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, ciganas, com deficiência (PCD) e idosas. As vagas remanescentes poderão ser preenchidas pelo público em geral.

Dinâmica

Um celular e um olhar atento serão suficientes para a criação de álbuns virtuais, onde os participantes poderão guardar os seus registros fotográficos e literários. Cada álbum terá um elo entre os registros fotográficos que nele se encontram e os textos que essas imagens geram.

A fotografia possui um papel educativo de extrema importância, pois possibilita várias formas de percepção do entorno, conforme a realidade de cada indivíduo. Com isso, pode-se partir para a escrita, de uma maneira orientada, desbravando espaços para além da fotografia e identificando os processos nela, que possam levar para uma escrita poética.

Mostra virtual

Em julho, em data a ser definida, os trabalhos produzidos serão apresentados na mostra virtual Pela Janela. O evento online contará com a participação dos oficinandos, que compartilharão os seus processos criativos.

Pela Janela: Oficina online de fotografia-vídeo-escrita
A partir de 7 de junho, sempre às segundas e quintas, das 19h30 às 20h
Inscrições gratuitas até 3 de junho (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s