Jacira Fagundes e seu olhar experiente sobre a LIJ e a escola

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Já está disponível para download gratuito a coletânea Literatura Gaúcha: Cena Contemporânea — resultado de um trabalho realizado pela Universidade de Passo Fundo durante a 16ª Jornada Literária e sob organização de Miguel Rettenmaier e Fabiane Verardi. Na ocasião, quinze autores foram convidados pelo Instituo Estadual do Livro para palestras e encontros, realizados na forma de seminário, e redigiram os artigos que compõem o livro.

Os temas apresentados vão da intersecção entre leitura e mídias digitais, ao papel da literatura no âmbito da escola e ao jornalismo literário. A literatura infantil e juvenil dentro e fora da escola é o artigo que Jacira Fagundes desenvolve, a partir da página 152. Trazendo um pouco do histórico da literatura para crianças e jovens, no âmbito da política nacional até o momento atual pelo qual vive ou sobrevive a literatura infantil e juvenil, Jacira apresenta um retrato fiel da realidade, com seus entraves e alcances.

“E vai além, não destituindo a escola da responsabilidade do ensinar a ler e formar o pequeno e jovem leitor para a vida. Porém, indicando um novo olhar, que não há de se pretender a substituição da escola tradicional. Mas um olhar mais apurado para o cenário contemporâneo, que leve à mobilização de organizações não-governamentais, da sociedade civil, possibilitando a continuidade da formação leitora de crianças e jovens, através de ações desenvolvidas em espaços que vão além da escola e de livre acesso à comunidade, em geral”, completa a autora.

Outros autores que escrevem sobre literatura infantil e juvenil são Antônio Schimeneck, Dilan Camargo e Gláucia de Souza.

A obra está disponível neste site (link externo).

Literatura Gaúcha: Cena Contemporânea
Miguel Rettenmaier e Fabiane Verardi orgs.
UPF Editora
Download aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s